Vereadores Juniores apresentam 15 proposições
Os vereadores juniores ocuparam as cadeiras do Plenário da Câmara na última sexta-feira, 19 de janeiro, para a primeira sessão ordinária do mandato. Os trabalhos de abertura foram marcados pela eleição e posse dos membros da Mesa Diretora.
Antes do pleito entre os juniores, os vereadores da Casa discursaram e deram as boas-vindas aos componentes do projeto inserido no Parlamento Jovem. Participaram da mesa de abertura o presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), a vice-presidente Isabelly Carvalho (PT), a primeira secretária Lu Bogo (PL), a segunda secretária Tatiane Lopes (Podemos), que também preside a Comissão Organizadora da Câmara dos Vereadores Juniores. Os parlamentares Sidney Pascotto (PSC) e Betinho Neves (PV) também saudaram os recém-diplomados. A vice-prefeita Erika Tank (PL) representou o Poder Executivo na atividade.
“Vejo que teremos uma Câmara de Vereadores Juniores muito atuante e participativa. A vida é sempre uma continuidade; fico feliz em ver aqui pessoas que almejam entrar na política e representam uma continuidade desse nosso trabalho no futuro, para dirigir as necessidades da comunidade limeirense, quiçá do estado e quiçá do nosso país”, incentivou Everton Ferreira.
O evento foi transmitido ao vivo pelos canais de comunicação do Legislativo no Youtube, Facebook e site. A íntegra dos discursos está disponível neste link.
Eleição
Para a vaga de presidente, foi escolhido Diogo Vitor de Oliveira Ferreira, que é amadrinhado pela vereadora Isabelly Carvalho. Ana Caroline de Araújo, que é apadrinhado por Sidney Pascotto, ficou com a vice-presidência.
Lara Gracioli Sanches e Kauã Guimarães da Silva compõem a Mesa como primeira e segundo secretários, apadrinhados por João Bano (Podemos) e Terezinha da Santa Casa (PL), respectivamente. Mateus da Silva Neves foram Mariele Nunes da Silva, primeiro e segunda corregedores, são apadrinhados pelos vereadores Marco Xavier e Jú Negão, respectivamente.
Matérias
Na primeira sessão foram lidas e apreciadas as matérias, como indicações e requerimentos, elaboradas pelos juniores para encaminhamento aos respectivos padrinhos para revisão e posterior votação em sessão ordinária da Câmara de Juniores.
No geral foram aprovados três projetos de lei, sete requerimentos e cinco indicações. Entre os temas propostas estão: melhoria iluminação pública, conservação de pontos de ônibus, substituição de pontes madeira em áreas rurais, agendamento de data para reunião com o prefeito Mario Botion (PSD) e, assim conhecer o Executivo; ampliação de unidade de unidade de saúde, pedido de informações sobre creches municipais.
A próxima sessão da Câmara de Juniores será realizada no dia 22 de março.
Conheça os vereadores e seus padrinhos
Clara Horn Pedroso – padrinho Airton dos Santos (PL)
Vitor Gabriel Brito de Oliveira – padrinho Betinho Neves (PV)
Pedro Henrique Perez dos Santos – padrinho Anderson Pereira (PSDB)
Maria Eduarda Morici – madrinha Constância Félix (PDT)
Paola Cristine Ribeiro de Souza – padrinho Elias Barbosa (Podemos)
Amanda Sofia Alves da Silva – padrinho Everton Ferreira (PSD)
Crislania Felix de Oliveira – padrinho Ceará (Republicanos)
Miguel Ximenes da Silva – padrinho Helder do Táxi (MDB)
Diogo Vitor de Oliveira Ferreira – madrinha Isabelly Carvalho (PT)
Lara Gracioli Sanches – padrinho João Antunes (Podemos)
Luana Caroline dos Santos Camargo – padrinho Jorge de Freitas (PSD)
Mariele Nunes da Silva – padrinho Ju Negão (PV)
Letícia Tank Moya Bernhard – padrinho Dr. Júlio (União Brasil)
Letícia Santos da Silva – madrinha Lu Bogo (PL)
Matheus da Silva Neves – padrinho Marco Xavier (Cidadania)
Júlia Vitoriano de Oliveira – madrinha Mariana Calsa (PL)
Ana Caroline de Araújo – padrinho Lemão da Jeová Rafá (PSC)
Nycolas Rogério de Medeiros Sousa – madrinha Tatiane Lopes (Podemos)
Kauã Guimarães da Silva – madrinha Terezinha da Santa Casa (PL)
Alerrandro Amaral Silva de Santana – padrinho Waguinho da Santa Luzia (Cidadania)
Projeto
A Câmara de Vereadores Juniores foi criada por meio da Resolução Nº 843/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a criação do projeto “Parlamento Jovem”.
Fazem parte da Câmara de Vereadores Juniores 21 alunos eleitos representantes das escolas públicas e particulares de Limeira, de 12 a 16 anos, com mandato de um ano. Eles serão auxiliados por um vereador padrinho, que supervisionará seus trabalhos e será responsável por submeter suas proposituras para tramitar oficialmente no Legislativo.
As sessões ordinárias dos vereadores juniores acontecem bimestralmente e seguem os mesmos ritos das sessões realizadas pelos parlamentares do Legislativo. Nessas sessões, os juniores podem apresentar propostas que visem a melhoria da qualidade de vida da sociedade limeirense, relativas à educação, saúde, cultura, esporte, lazer e meio ambiente, por exemplo. As matérias apresentadas pelos juniores nas sessões são lidas, discutidas e votadas.
(Fotos: Rodrigo Vasques/Câmara Municipal de Limeira/Texto: Câmara Municipal)