Sindicalistas levam demandas à Câmara de Limeira

Sindicalistas levam demandas à Câmara de Limeira

A Câmara Municipal de Limeira aprovou quatro projetos pautados na Ordem do Dia durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 14 de abril. Também foram discutidos 19 requerimentos e aprovada uma moção no Expediente, destinado à leitura de todos os documentos protocolados na Casa. Os trabalhos foram transmitidos ao vivo, acesse o link para conferir.

Na Tribuna Livre, parte da sessão na qual munícipes usam a palavra para falar sobre assuntos de interesse da cidade, foram abordados os seguintes temas: demandas de servidores municipais, aplicação de multa na falta de limpeza de terrenos e as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Confira os debates na íntegra neste link.

Tribunas

As primeiras a usarem a palavra foram Eunice Lopes, do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel), e Erika Monteiro, do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). Elas falaram sobre o pedido feito à Prefeitura para que não desconte dos servidores municipais os dias de paralisação pela greve e para que aceite a reposição das faltas com os funcionários ajudando nos mutirões contra a dengue. Elas também elogiaram a unidade da Câmara Municipal em prol do servidor durante a campanha salarial e pediu que a Casa continue apoiando nas demandas destes.

Por sua vez, Solange Dantas questionou a deficiência de informações sobre a aplicação de multa pela falta de limpeza dos terrenos. Segundo ela, alguns proprietários receberam orientação de que deixar os resíduos de mato cortado nos terrenos ajuda a diminuir um novo crescimento, que a prática tem sido realizada por eles há anos, sem nunca terem recebido notificações para a retirada da poda. No entanto, em 2025, esses proprietários receberam multas, sem terem sido orientados de como deveria ser o procedimento correto. Ela pediu que a Prefeitura realize conscientização da população sobre o tema.

Encerrando o uso da Tribuna, Ricardo Veríssimo discorreu sobre o IBGE e suas pesquisas. Ele comentou que normalmente a população lembra do órgão pelo censo nacional, mas que a instituição faz diversas outras pesquisas o ano todo, dentre elas as que traçam o perfil econômico do país, levantamento da produção rural, levantamento de como as políticas públicas são aplicadas nos municípios, de orçamentos familiares e a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio Contínua, que traz informações sobre emprego, renda e educação, por exemplo. Ele aproveitou o espaço para colocar o órgão à disposição dos limeirenses por meio dos diversos canais de comunicação disponíveis.

Informações/Ilustração: Câmara de Limeira

Compartilhar esta postagem