Simpósio discutiu violência contra a mulher

Simpósio discutiu violência contra a mulher

 O simpósio “Violência contra a mulher: As duas faces das práticas institucionais – Eixo Saúde” reuniu nesta segunda-feira (28), no Teatro Nair Bello, autoridades, especialistas e profissionais de Limeira e região para discutir o tema. O evento foi organizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Rede Elza Tank de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, e da Secretaria de Saúde. Participaram da abertura do simpósio, o prefeito Mario Botion, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a vice-prefeita Erika Tank, a superintendente do Ministério da Saúde (MS) em São Paulo, Cláudia Afonso de Castro, a vice-presidente da Câmara Municipal, Isabelly Carvalho e o secretário de Saúde, Vitor Santos. Também prestigiaram o evento, a vereadora Lu Bogo, o delegado Luis Henrique Pereira, os secretários Wagner Marchi (Segurança Pública e Defesa Civil), Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos), André De Francesco (Educação) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o capitão da PM, Herlon de Paula, o comandante da GCM, André Hailer, o presidente da OAB Limeira, Márcio Fernandes, a coordenadora da Rede Elza Tank, Marina Alencar, e a responsável pela Delegacia da Mulher de Limeira, Evelyn Kafa.
Resgatando a criação da Rede Elza Tank, a vice-prefeita falou do período em que atuava como vereadora, quando reuniu três mulheres vítimas de violência com pessoas que poderiam de alguma forma iniciar o trabalho de prevenção. “Essas mulheres puderam falar das dificuldades que encontravam nos atendimentos, é ouvindo que somos capazes de construir as políticas públicas de prevenção e proteção”, afirmou Erika Tank. “E é exatamente isso que pretendemos fazer nesse simpósio, pois a Saúde é parte essencial no atendimento à mulher em situação de violência”, enfatizou a vice-prefeita.
Representando a ministra da Saúde (Nísia Trindade Lima), a superintendente estadual do MS, Cláudia de Castro, destacou que a pauta da violência contra a mulher exige esforço conjunto para que a sociedade possa superar os índices de feminicídio. Nesse sentido, ela citou o caráter positivo do simpósio, que está em sintonia com as diretrizes por parte do Governo Federal, por meio dos ministérios da Mulher e da Saúde, com o enfrentamento à violência contra a mulher. “Esse auditório cheio de pessoas que se dispõem a discutir o dia inteiro essa temática, é algo que merece nosso reconhecimento”, frisou.
Após a cerimônia de abertura, foram iniciados os debates em torno dos quatro eixos: “Segurança Pública na Proteção à Mulher Vítima de Violência”, “Sistema de Justiça e o Olhar de Proteção com a Mulher”, “Assistência Social e a Rede Elza Tank de Atendimento à Mulher” e “Assistência e Vigilância à Saúde da Mulher em Situação de Violência”. O simpósio foi transmitido ao vivo pelo canal da prefeitura no YouTube e pode ser acessado pelo link (www.youtube.com/@PrefLimeira).
(Texto: Cibele Gianechini – jornalista/Fotos: Adilson Silveira)

Compartilhar esta postagem