Seminário discutiu envelhecimento saudável

Seminário discutiu envelhecimento saudável

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e o Conselho Municipal dos Direito do Idoso promoveram no teatro Nair Bello, o seminário “Política Pública para o Envelhecimento Ativo e Saudável”, terça-feira, 20. A iniciativa foi alusiva ao “Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa”, que ocorreu em 15 de junho. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.
Participaram da mesa de abertura, a vice-prefeita Erika Tank, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, e a presidente do Conselho do Idoso, Fernanda Mendes. Também prestigiaram o evento, os vereadores Terezinha da Santa Casa e Betinho Neves, a coordenadora do Creas, Joice Campos, integrantes do Conselho do Idoso, a presidente da Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Limeira (Atapil), Nair Facco, profissionais que atuam na área, idosos que participam dos grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre outros.
Erika Tank agradeceu o trabalho desenvolvido por toda a equipe técnica da prefeitura. “Vocês fazem um trabalho incrível”, afirmou. A vice-prefeita observou, ainda, os desafios relacionados ao envelhecimento da população. “A pirâmide etária do Brasil está se invertendo, e no futuro próximo, teremos mais idosos que crianças e adolescentes”, enfatizou. De acordo com estimativas da Fundação Seade, Limeira tem atualmente 300.406 habitantes. Desse total, há 50.282 indivíduos (ou 16%), na faixa de 0 a 14 anos; 60.984 (20%), de 15 a 29 anos; 134.936 (44%), de 30 a 59 anos; e 54.204 (18%) com 60 anos ou mais. Na projeção para 2050, a relação entre crianças e idosos se inverterá, serão aproximadamente 100 mil idosos para 35 mil crianças de 0 a 14 anos.
(Texto: Cibele Gianechini – jornalista; Fotos: Adilson Silveira)

Compartilhar esta postagem