Corte de árvores provoca multa de R$ 32,8 mil
Um homem acusado de derrubar 16 árvores em uma área verde na rua Evaristo Olivatto Filho, no Parque Nossa Senhora das Dores, foi autuado e multado na manhã desta quarta-feira (9) em R$ 32.889,60, pelo setor de fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura. Pelo menos outras duas pessoas – ainda não identificadas – também atuaram no corte das árvores.
Nesta quinta-feira, 10, a Prefeitura fará um boletim de ocorrência sobre o caso. Há suspeitas de quem seriam os contratantes dos serviços do corte. A Polícia Civil, a partir do registro da ocorrência, deverá apurar a ocorrência de crime ambiental e também os responsáveis por contratar os serviços. Segundo a secretaria, os mesmos homens teriam iniciado o corte no mês passado, e voltaram ao local no início desta madrugada para concluir o serviço. Um deles foi identificado e acabou sendo autuado e multado. A Defesa Civil também esteve presente na ocorrência. Entre as árvores derrubadas, estão frutíferas e exóticas.
Secretária do Meio Ambiente e Agricultura, Simone Zambuzi explica que todas as árvores são protegidas por leis ambientais e, portanto, cortadas com autorização de órgãos ambientais estadual ou municipal. “Qualquer intervenção em árvore, seja poda ou substituição, deve ser solicitada na Secretaria do Meio Ambiente”, informou.
(Texto: Carlos Chinellato/Fotos: Divulgação)