Reforma na Câmara segue em estágio de anteprojeto

Reforma na Câmara segue em estágio de anteprojeto

Estudos preliminares de projeto arquitetônico determinará futuras etapas

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Anunciado como a principal marca do novo presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), a ampliação e reforma da Câmara Municipal está em fase de anteprojeto, ou seja, os estudos preliminares do projeto arquitetônico. De acordo com a Comissão de Obras, que foi procurada pela Tribuna de Limeira, o projeto abrange ampliação e reforma com intervenção geral, corretiva, de adaptação e preventiva, no imóvel em seus ambientes internos e externos.
“O cronograma da execução da obra dependerá da conclusão do projeto executivo, etapa posterior à definição do anteprojeto, bem como dos demais procedimentos de contratação da empresa que realizará a construção”, informou a Comissão à Tribuna. Foi a primeira portaria assinada pelo presidente eleito da Câmara, assinada em janeiro deste ano, criando justamente a Comissão de Obras para tocar o projeto, formada por oito servidores, entre efetivos e comissionados, conforme mostrou a Tribuna em janeiro deste ano.
No início do mês de julho, a Comissão de Obras reuniu os servidores da Câmara, para apresentar o pré-projeto da reforma, apresentando a metodologia que será utilizada nas obras, para não interromper ou prejudicar os trabalhos diários do Legislativo. Conforme mostrou a Comissão, todo processo será feito em etapas. Em primeiro lugar será construído o novo prédio que abrigará toda a infraestrutura relacionada ao atendimento e recepção de público, como o Plenário, sala de reuniões e gabinetes parlamentares. Segundo a Comissão de Obras, após a conclusão da primeira etapa, todos os servidores dos departamentos ligados ao público serão realocados no novo prédio. “Com a mudança, a área que atualmente abriga os gabinetes parlamentares ficará livre para ser reformada e, essa, é a segunda etapa da obra”, lembrou a Comissão.

MUDANÇAS
A Tribuna solicitou, também, a transformação e mudanças da sede da Câmara, desde o palacete Tatuibi até o prédio atual, próprio, que agora será reformado. De acordo com os dados históricos do Poder Legislativo de Limeira, ele foi autorizado a se mudar para o palacete Tatuibi em 1969, sendo que o presidente da época era Antonio Guarino Sobrinho, entre os anos de 1969 e 1970. Em 1997, durante a gestão do vereador Antonio Montesano Neto na Presidência, entre 1997 e 1998, mudou-se para o edifício Notre Dame, atrás da Catedral de Nossa Senhora das Dores.
A Câmara permaneceu no Edifício Notre Dame, ainda em imóvel alugado, até o final de 2002, agora sob a presidência do vereador José Henrique Pilon, que foi de 2001-2002. Em dezembro daquele ano, o atual prédio, adquirido junto à Elektro, foi entregue à população, iniciando-se efetivamente os trabalhos em janeiro de 2003, já na gestão do presidente Jurandir Bernardes Pereira, entre os anos de 2003-2004 e, agora, parte para a para a reforma e ampliação de sua estrutura. E como o anteprojeto ainda está sendo discutido, a Câmara preferiu não revelar, ainda, como ficará a estrutura física do imóvel, porque pode passar por alteração. “Assim que tudo estiver caminhando, estaremos divulgando novas informações”, finalizou a Comissão.

Compartilhar esta postagem