Quarta edição do + Visão oferece consultas e cirurgias de catarata

Quarta edição do + Visão oferece consultas e cirurgias de catarata

A quarta edição do programa + Visão, um mutirão de oftalmologia, que oferece consultas, exames e cirurgias de catarata gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi anunciada nesta terça-feira, 25, pelo prefeito Mario Botion, com o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, e o secretário de Saúde, Vitor Santos. A meta é realizar pelo menos 1 mil cirurgias. Os atendimentos começam em 3 de agosto.

A quarta edição será realizada com recursos devolvidos pela Câmara Municipal ao Executivo, da ordem de R$ 1,2 milhão. “Em nome do presidente do Legislativo, Everton Ferreira, agradeço a todos os vereadores pela sensibilidade e pelo esforço orçamentário que nos permitiu dar andamento ao programa + Visão”, destacou Botion. Desde que foi lançado, em 2019, o programa contabiliza 12.024 consultas, 38.587 exames e 4.917 cirurgias de catarata e de pterígio (remoção de uma pele que, com o tempo recobre a córnea, ocasionando cegueira).

Everton Ferreira também agradeceu o apoio dos vereadores à continuidade do + Visão. “Conseguimos reduzir nosso orçamento e devolvemos os recursos remanescentes para que a prefeitura viabilizasse essa nova etapa de cirurgias”, observou o presidente do Legislativo.

A estrutura para atendimento começou a ser montada no estacionamento da UPA 24 Horas “Dr. Joaquim Nogueira da Cruz Neto”, no Pq. Abílio Pedro.  Serão 400 metros quadrados de área coberta, mais quatro contêineres, que abrigarão consultórios e equipamentos para exames oftalmológicos, e ainda, um ônibus de apoio.

Ao contrário das edições anteriores, neste ano não haverá atendimento a demanda espontânea. Segundo Vitor Santos, a maior parte dos pacientes já passou pelo procedimento em um dos olhos, e agora, fará a cirurgia no segundo olho. Portanto, todas as consultas serão previamente agendadas pelos técnicos da pasta. O secretário enfatizou ainda a importância do programa, no sentido de restabelecer a visão aos pacientes e promover a ressocialização.

(Texto: Cibele Gianechini – jornalista/Fotos: Adilson Silveira)

Compartilhar esta postagem