Presidente da USTL visita estúdios do Farol de Limeira

Presidente da USTL visita estúdios do Farol de Limeira

O presidente da USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), Artur Bueno Junior, visitou os estúdios do Farol de Limeira neste sexta-feira, 20, e concedeu entrevista ao apresentador do programa, Roberto Lucato. Ele falou sobre 1º Concurso de Redação para estudantes do ensino fundamental e médio do Município de Limeira, encerrado no meio da semana. De acordo com Artur Bueno Júnior, “esse tipo de proposta nos obrigou a sair um pouco do universo a que estamos acostumados, da prática sindical. O objetivo foi atingir a toda a sociedade, e especialmente levar os jovens a refletirem sobre as relações de trabalho”. Participaram do concurso estudantes da quinta série do ensino Fundamental I e todos do ensino Fundamental II (de 6ª a 9º anos), que desenvolveram o tema “A Importância do Trabalho e do Trabalhador”. Já os estudantes do Ensino Médio (1º a 3º anos) trabalharam com o tema “Os 80 anos da CLT e a importância dos sindicatos”. Os autores das melhores redações de cada série ganham um Tablet Samsung, sendo que os segundos e terceiros lugares de cada série também receberam prêmios e medalhas. A iniciativa deu início às celebrações dos 40 anos da entidade e 80 da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). A entidade, que representa 12 entidades sindicais – 11 sindicatos e uma confederação – colabora mensalmente com a coluna “Opinão” da Tribuna de Limeira lançou.

A USTL também contratou um trabalho do artista visual Wesler Machado Alma. Arte-educador, formado em artes visuais pela FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira, Alma é um dos mais respeitados artistas emergentes da cidade, com um trabalho constituído de forma híbrida, com intervenções urbanas, desenhos, esculturas e objetos. Participou de diversas exposições coletivas e individuais, não apenas no Brasil mas também na Argentina e no Uruguai. Com seu traço característico, Alma realizou o desenho “Trabalhadores – USTL 40 Anos” utilizando técnicas variadas. A obra foi reproduzida em papel especial e alta resolução, em 100 cópias numeradas e autografadas, que seguirão para parceiros, amigos e incentivadores da entidade. “Foi um prazer fazer essa obra, ainda mais para uma entidade que defende e luta pelos direitos dos trabalhadores”, diz Alma. “Acho que consegui retratar de maneira imagética essa parcela importante da população, que se esforça, dia e noite, para realizar seu trabalho da melhor maneira possível, muitas vezes sem qualquer reconhecimento”.

Ao final da entrevista, ele entregou uma cópia do trabalho ao apresentador do programa e cumprimentou os envolvidos com o concurso.

Artista Wesler Machado Alma

Compartilhar esta postagem