Polícia Federal investiga suspeita de manipulação em partida do Independente

Polícia Federal investiga suspeita de manipulação em partida do Independente

A Polícia Federal (PF) investiga o Independente Futebol Clube por suspeita de manipulação em uma partida da categoria Sub-20 ocorrida em maio de 2022. A apuração faz parte da operação Jogada Ensaiada, para desarticular uma organização criminosa de manipulação de resultados em partidas de futebol que movimentou cerca de R$ 11 milhões. A informação é do site Globo Esporte.

Na quarta-feira (9) foram cumpridos mandados de busca e apreensão na segunda fase da operação. A ação foi iniciada no final do ano passado para investigar fraudes no futebol de Sergipe. Entretanto, a análise do material apreendido acabou revelando um esquema nacional.

Conforme informado pela Polícia Federal de Sergipe, o Independente é investigado pela manipulação em uma partida ocorrida em 25 de maio de 2022, pelo Campeonato Paulista Sub-20. Nesse jogo, o Comercial de Tietê venceu o Independente por 4 a 3. O time de Tietê fez 2 a 0, levou a virada no primeiro tempo e depois fez mais dois gols para conquistar a vitória.

Em nota ao Globo Esporte, a diretoria do Independente de Limeira informou que ao tomar conhecimento de que havia indícios de envolvimento do gestor, comissão técnica e alguns atletas na manipulação de resultados dos jogos no Campeonato Paulista Sub-20, tomou providências.

Segundo o clube, a comissão técnica e os atletas supostamente envolvidos foram afastados e denunciados, além do contrato com a empresa gestora rompido. “Fornecemos todos os dados e informações necessárias aos órgãos investigadores, Polícia Federal, Polícia Civil, bem como Federação Paulista de Futebol, Sindicato dos Atletas.”

“A gente descobriu o esquema de resultado, esteve na Federação Paulista e denunciou o pessoal ao delegado da PF lá. E foi tudo resolvido”, afirmou o presidente do clube Mario César Rodrigues.

De acordo com o clube, todos os envolvidos não estão mais no time. O Independente informou ainda que se colocou à disposição das autoridades para prevenir e combater a prática criminosa.

Texto: José Antonio Encinas, com informações do site Globo Esporte

Compartilhar esta postagem