OSB Limeira define o 4º Agosto Transparente
O tema deste ano é “Compromisso com Limeira 2024-2028”, pelo fato de que 2024 será um ano de eleição municipal
Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br
Com o tema “Compromisso com Limeira 2024-2028”, o OSB (Observatório Social do Brasil) Limeira já está preparando a 4ª edição do Agosto Transparente, cuja abertura acontece no próximo dia 10. De acordo com o OSB Limeira, através de nota distribuída pela sua assessoria de imprensa, o Agosto Transparente é um evento idealizado pelo Observatório e realizado desde 2020, com o objetivo de envolver o município de Limeira em movimentos voltados para o exercício da cidadania, com foco principal no controle social, qualidade do gasto público e atuação preventiva em relação ao combate à corrupção, durante todo o mês de agosto.
Segundo a entidade, neste ano “pré-eleitoral”, estará sendo apresentada na abertura do evento, a metodologia que embasará a definição dos itens que serão propostos na nova versão do Termo de Compromisso com Limeira aos candidatos aos cargos de prefeito e vereador nas eleições de 2024. “O texto foi atualizado com base nos parâmetros de adequação à realidade brasileira dos objetivos da Agenda 2030 da ONU, desenvolvidos pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o Termo levará em consideração sua aplicação ao Programa de Metas de Limeira”, considerou o Observatório. Tudo isso, considerando os principais riscos aos quais o município está submetido, examinados por meio de metodologia própria.
A abertura do Agosto Transparente ocorrerá de forma presencial no auditório da Acil (Associação Comercial e Industrial de Limeira), a partir das 19h, à Rua Santa Cruz, n° 647, Centro. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail limeira@osbrasil.org.br ou através do telefone e WhatsApp (19) 98354-0174 ou, ainda, pela assessoria de imprensa da entidade, 98178-1645. O Agosto Transparente acontece ao longo do mês de agosto.
Fortalecer elo da sociedade civil com o Poder Público
A Tribuna de Limeira procurou o OSB Limeira para alguns questionamentos sobre propósitos e metas da entidade para este ano, para tornar um período de grande mobilização em torno de temas sociais relevantes. De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Observatório, Luciano Faber, a meta para este ano será o fortalecimento dos elos que unem a sociedade civil ao Poder Público em prol de novas metas estratégicas para as eleições 2024 e para os futuros mandatários do executivo e legislativo. Acompanhe a entrevista de Faber, na íntegra, a seguir.
Tribuna de Limeira: Desde 2020 até o ano passado, quais foram as conquistas, que tiveram o Agosto Transparente como ferramenta?
Luciano Faber: O Agosto Transparente foi concebido pelo Observatório Social do Brasil – Limeira dentro da lógica dos meses temáticos como Outubro Rosa, Novembro Azul e outros, vislumbrando-se o mesmo potencial para se tornar um período de grande mobilização em torno de temas sociais relevantes. O principal objetivo é envolver a cidade de Limeira anualmente, durante este mês em especial, e estimular o exercício da cidadania em torno do monitoramento preventivo dos gastos públicos, maior participação popular nos espaços cívicos e demais pautas do controle social. E o sucesso do projeto culminou na Lei Ordinária n.º 6540/2021, que incluiu o Agosto Transparente no calendário oficial de eventos do município. O Agosto Transparente já contabilizou a realização de eventos presenciais, 11 painéis online, mais de 40 painelistas de várias partes do país colaborando em suas áreas de especialidade e gerando mais de 20 horas de conteúdo gravado sobre diversos temas relacionados aos eixos de atuação do sistema de Observatórios Sociais do Brasil.
Tribuna: E essa ferramenta já está consolidada para a educação e cidadania?
Faber: Sim. O Agosto Transparente vem se consolidando como uma poderosa ferramenta de Educação para Cidadania, por meio da junção de pessoas e debates que têm contribuído enormemente no propósito do OSB-Limeira, que é “Agir para Transformar”. Entre as conquistas diretas e indiretas, citamos algumas, como o avanço da transparência dos portais da Prefeitura e Câmara, o fomento ao ambiente de negócios em torno das compras públicas, o progresso no debate eleitoral e político conduzido de forma apartidária, o envolvimento dos jovens na causa e, sobretudo, a estruturação do Compromisso com Limeira.
Tribuna: Dessas conquistas, qual é considerada a mais importante para o OSB Limeira?
Faber: Uma das grandes conquistas do Agosto Transparente tem sido contribuir todos os anos para o avanço do Compromisso com Limeira. O projeto, que nasceu pouco antes das eleições de 2020, ganhou tração a cada edição do evento até aqui e atualmente inclui um monitoramento consistente que considera orçamento, PPA (Plano Plurianual de metas) e ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) da ONU. Isso acontece porque o OSB-Limeira está conseguindo colocar na mesma mesa, para valioso debate, o poder público, diferentes associações do município, entidades e conselhos de classe, empresários, universidades e, principalmente, o cidadão. O Agosto Transparente e o Compromisso com Limeira se unem na medida certa para que a sociedade civil organizada construa debates e tenha mais espaço de participação junto ao poder público, que, na atual gestão, recebeu, assumiu e vem se comprometendo com metas para melhorar a eficiência da administração pública.
Tribuna: Os objetivos com essas ações vêm surtindo efeito junto aos agentes públicos e políticos em Limeira?
Faber: Sim. O Agosto Transparente é acompanhado anualmente pelos agentes públicos e políticos de Limeira, que recebem nossos ofícios, convites e comparecem aos eventos demonstrando apreço pelos trabalhos que frutificam no âmbito da sociedade civil organizada limeirenses, através dos debates coordenados pelo OSB-Limeira.
Tribuna: Qual é a meta a se conquistar com essa quarta edição do evento?
Faber: Nesta edição, serão realizados dois eventos presenciais. A abertura do Agosto Transparente 2023 será um evento aberto e gratuito e acontecerá no dia 1º de agosto, na Câmara Municipal, a partir das 18h. O tema será “Novidades e polêmicas sobre a nova Lei de Licitações”, com o palestrante Davi de Melo, especialista no assunto. O segundo evento será realizado no dia 10 de agosto, no auditório da Acil. Autoridades, imprensa e representantes da sociedade civil organizada já receberam ofícios e estão confirmando presença. Na agenda desse evento, está a entrega e publicação do Relatório Anual 2022-2023, considerando os avanços do Compromisso com Limeira, e ainda a apresentação da proposta para o próximo ciclo (2025-2029) do Compromisso com Limeira. E, ao longo do mês, nossas mídias sociais estarão recheadas de conteúdo de educação para cidadania. O objetivo será o fortalecimento dos elos que unem a sociedade civil ao Poder Público em prol de novas metas estratégicas para as eleições 2024 e para os futuros mandatários do executivo e legislativo.