OPINIÃO: Amanhã pode ser tarde demais

OPINIÃO: Amanhã pode ser tarde demais

Solange Dantas
PSICÓLOGA

Quando me preparava para começar a escrever o artigo, recebo a noticia do falecimento de uma pessoa muito querida, que foi minha vizinha por muito tempo, e depois participou por anos dos Grupos de Apoio em especial do Alegria Interior dançaterapia e do Cantando a Vida- cantoterapia. Adorava participar das viagemterapias, fazia uma cocada divina e sempre chegava ao salão da igreja com pipoca para todos os amigos, era alegre, entusiasmada, tocava teclado, fazia caminhadas, levava todos os dias café da manhã para moradores de rua que ficavam próximos de sua casa. Dona de um coração enorme, muito religiosa e temente a Deus. Estou falando de Anésia Carvalho Rodrigues, que nos deixou aos 90 anos.
Não tive como deixar de associar sua morte a um texto que li recentemente que falava de como é importante tentarmos eliminar o “depois” de nossa vida. Reparem como falamos com frequência, quase automaticamente: depois eu vejo depois eu falo, depois eu faço, depois te ligo, penso depois, depois resolvo. Muitas vezes deixamos tudo para depois como se o depois fosse melhor, porque não entendemos que depois, a prioridade muda, depois o encanto se perde, depois o cedo fica tarde, depois a saudade passa, os filhos crescem, a gente envelhece. Depois as promessas são esquecidas, depois tanta coisa muda, depois o dia vira noite, depois a vida acaba. O dia é hoje, devemos vive-lo intensamente, pois o ontem já se foi e o amanhã não sabemos se virá. No velório de Anésia, encontrei-me com outra integrante dos grupos, que me relatou havia programado fazer uma visita à ela, tomar um café e colocar as conversas em dia. Infelizmente, deixou para depois e perdeu a oportunidade, pois a vida é um sopro, não deu tempo.
Não deixe nada para fazer depois porque na espera do depois você pode perder os melhores momentos, as melhores experiencias, os melhores amigos, os melhores amores e as bençãos que Deus tem para você. Diga sempre a quem você ama o quanto você a (o) ama, pois quando você perde uma pessoa importante em sua vida, ficará sempre a sensação de ter dito pouco e demonstrado muito pouco o quanto essa pessoa era importante para você. Diga sempre: Já lhe disse que gosto muito de você? Já lhe disse que você é muito importante em minha vida?
É preciso valorizar as pessoas que amamos e curtir o prazer de suas companhias enquanto as temos.
Percebam que a vida é muito curta e ao mesmo tempo, tão preciosa para desperdiçarmos com coisas que nem se quer valem a pena.
As vezes um oi, uma ligação, um abraço, um carinho ,um olhar ,um sorriso ou um bom dia podem fazer uma diferença gigante lá na frente.
A vida é uma única chance e muito curta. Não perca seu tempo em brigas, estresse e decisões precipitadas quando só irá retardar seu crescimento espiritual e emocional… Viva a vida como tem que ser vivida, ame, seja amado, chore, ria mais e seja sempre feliz…
Lembre-se que o depois pode ser tarde demais.

Compartilhar esta postagem