Obras de duplicação do Viaduto Paulo Natal e anel viário continuam

Obras de duplicação do Viaduto Paulo Natal e anel viário continuam

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Com prazo mantido para abril de 2024, período ainda possível para as administrações públicas inauguraram obras antes das eleições, a duplicação do Viaduto Paulo Natal e último trecho do anel viário seguem, com várias fases em andamento. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Nicola Manis Rodrigues, que atendeu a Tribuna de Limeira, neste momento estão em andamento a terraplenagem, drenagem, recuperação estrutural, muro de gabião, estacas raiz, pré-lajes e pátio com vigas, as chamadas longarinas protendidas, que são as vigas responsáveis por receber as transversais no tabuleiro do viaduto.
Segundo ele, o prazo final, de 15 meses, segue mantido, assim como a duplicação do trecho final do anel viário, que vai do próprio viaduto à Rotatória da Taba, o único da via ainda em pista simples. A Tribuna questionou, também, se as obras provocarão alguma interrupção no trânsito da via, e Rodrigues informou que apenas “uma ou outra semana, no mês de novembro, deverá ter modificações naquele trecho”. Ainda de acordo com ele, o atual viaduto também receberá reforços estruturais, sendo que o novo viaduto, que completará a duplicação, ficará ao lado direito de quem trafega pelo anel viário em direção à rotatória, cuja extensão é de 600 metros.
A anel viário foi iniciado entre o final dos anos de 1970 e início de 1980, na gestão do então prefeito Waldemar Mattos Silveira, o Memau (falecido), e de lá para cá, ao longo dos últimos quarenta anos vem sendo duplicado por etapas. Essas obras de duplicação, porém, só foram agilizadas nos últimos 20 anos.  O trecho, conforme já mostrou a Tribuna, terá, também, aproximadamente dois quilómetros de marginais e alças de acesso aos bairros da região. Já o novo viaduto terá um vão de 145 metros de extensão, entre uma margem e outra, sobre o Ribeirão Tatu, a linha férrea e parte da pista da Avenida Campinas.
Já o valor final da obra, também como mostrou a Tribuna anteriormente, está orçado em R$ 82.547.538,06 com financiamento Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), através da Caixa Econômica Federal, que é voltado Setor Público com processos de contratação e prestação de contas ágeis e simplificados, informou o Poder Executivo, quando deu início às obras.

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