O torcedor é a alma
Na GRANDE Área
TODA A vez que a Inter inicia mal uma competição me coloco no lugar de um grande amigo, Roderlei Cardoso. Ele torce apenas por dois escudos, Leão e seleção brasileira, e fica meses à espera do início do Campeonato Paulista.
COM O mesmo raciocínio não suportei, há muitos anos, assistir a uma estréia tão fraca da Internacional, se não me engano em Osvaldo Cruz. Deixando de lado a prudência, comentei nos microfones da rádio, depois do apito final: “O time é fraquíssimo e desde hoje é candidato a cair!”.
A TORCIDA leonina e a diretoria ficaram uma fera comigo, porém mantive a posição durante os programas de esportes. Claro que em função das críticas ninguém teria a humildade de reconhecer que a imediata mudança do treinador era necessária, algo que aconteceu apenas na sexta rodada.
NÃO QUERO comparar situações, até porque hoje em dia acompanho à distância o futebol, mas gostaria de me concentrar na tal pré temporada: para que elas servem? Entre os dias 16 de janeiro até a estreia da Inter contra a Portuguesa, a Assessoria de Imprensa do Leão anunciou nada menos que 10 – isso mesmo, 10 – contratações.
SE ISSO não indica algo errado, está certo? Há muitos anos, o mês de janeiro era destinado à preparação das equipes. O novo calendário do Paulistão obrigou que isso se deslocasse para dezembro, e o que aconteceu? Dez atletas foram anunciados em uma semana, praticamente, antes da estreia. O planejamento foi falho.
VOLTANDO ao Roderlei. Imaginem como ele deve estar apreensivo com a chegada do próximo compromisso, contra a Ponte Preta, pensando com seus botões: “esse ano o fantasma do rebaixamento chegou mais cedo”. Pois algumas diretoria são assim: adoram divulgar novos patrocinadores, espaços “vips”, ações sociais, tudo bem. Mas a qualidade do elenco não deve estar em segundo plano.
ISSO se aplica ao Corinthians, e agora escrevo como torcedor. Algum dirigente imagina o que nós estamos sentido nos últimos anos (a Copinha não vale nada, nem o carnaval, se ganhar)? Como essa seca de títulos? Com a intervenção escancarada de empresários na base, negociando as revelações antes mesmo que estreiem? Com um novo presidente que está conseguindo piorar as coisas?
MEU FILHO estuda e trabalha na Austrália, tem muito pela frente ainda, mas percebo que, de torcedor fanático, está distante. Eu já vi muitas coisas, não ligo mais, mas será que o presidente de um clube só vê dinheiro? Não se importa com os Roderleis da vida e com jovens como o meu menino?
SIM, é um desabafo, porque isso é vergonhoso. Em um clube de futebol o elenco é o coração, mas a alma pertence ao torcedor. A Inter não disputa uma competição, joga para não cair. O Timão, idem. Não tem Libertadores pela frente, será um mero coadjuvante do Brasileirão, qual será a recomendação das organizadas agora? Demitir o Mano? Seu substituto na metade do ano? Estou farto disso. Desculpem-me. Ótimo final de semana, amigos!
Roberto Lucato
Ilustração: Freepik