O que é conjuntivite? Inflamação nos olhos atinge de bebês a idosos

O que é conjuntivite? Inflamação nos olhos atinge de bebês a idosos

Pessoas de diferentes faixas etárias podem ter conjuntivite. A inflamação nos olhos afeta tanto bebês como crianças, adultos e idosos, em diferentes épocas do ano. A higiene é uma das principais armas contra a doença, incluindo lavar regularmente as mãos. Os alertas são do oftalmologista Guilherme Pletsch Paes, da Hapvida.

A doença ocorre quando há a inflamação da conjuntiva, a membrana fina que recobre a superfície interna das pálpebras e a esclera – tecido conhecido como branco dos olhos. “É uma das doenças oculares mais comuns e pode ser causada por muitos fatores. Daí, há diferentes tipos”, conta o oftalmologista.

O tipo viral é altamente contagioso e traz junto sintomas de resfriado. Também contagiosa, a bacteriana ocasiona uma secreção amarelada. O tipo alérgico, por sua vez, resulta da poeira ou pelos de animais, atingindo os dois olhos. Já a conjuntivite irritativa ocorre após a exposição a fumaça, cloro de piscina ou produtos químicos.

“O tipo alérgico é mais comum na primavera e no outono, quando há mais pólen no ar. Já os casos virais e bacterianos ocorrem em qualquer época e são mais comuns em ambientes fechados e com grande circulação de pessoas, como escolas e creches”, explica o médico.

Não há predominância de faixa etária entre os pacientes. Uma das principais formas de contágio é o contato com secreções oculares ou respiratórias. “Também pode ocorrer após o compartilhamento de toalhas, lenços, maquiagem ou lentes de contato”, acrescenta.

Pacientes transmitem a doença ao tossir ou espirrar. “Somente no tipo alérgico não há contágio”, ressalva Paes.

Lavar as mãos ajuda na prevenção

Uma das principais formas de prevenção é lavar as mãos regularmente com água e sabão. Evite tocar nos olhos com as mãos sujas e não compartilhe toalhas, lenços e maquiagem. Limpe sempre superfícies e objetos de uso comum.

Na maior parte dos casos, a conjuntivite não deixa sequelas. Colírios lubrificantes aliviam o desconforto e a coceira. Use também compressas frias sobre os olhos fechados. Porém, colírios com corticoides só devem ser usados após orientação médica. Evite colocar as lentes de contato durante a conjuntivite.

O risco ocorre em casos graves ou não tratados. O médico deve ser consultado se os sintomas persistirem por alguns dias – como dor intensa nos olhos, sensibilidade à luz, alterações na visão ou o surgimento de secreção.


Foto/Texto:
ProImprensa Comunicação

Compartilhar esta postagem