Novo Mamógrafo Digital é apresentado pela Santa Casa

Novo Mamógrafo Digital é apresentado pela Santa Casa

O prefeito Mario Botion, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, e o deputado federal Miguel Lombardi participaram nesta segunda-feira (24) da entrega de um novo mamógrafo digital à Santa Casa de Limeira. O equipamento foi adquirido pelo hospital com recursos da ordem de R$ 623 mil, provenientes de emenda impositiva do parlamentar. Também compareceram ao hospital, a vice-prefeita Erika Tank, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, a vereadora Terezinha da Santa Casa, o secretário interino de Saúde, Alexandre Ferrari, o provedor da Santa Casa, Marcos Bozza, além de profissionais da unidade.
Botion salientou que esse é o segundo mamógrafo viabilizado no município com recursos de emenda do deputado federal – o primeiro, foi comprado pela Prefeitura de Limeira em 2021, e desde então, opera na Policlínica. “Gostaria mais uma vez de agradecer a Miguel Lombardi, que não mede esforços para destinar recursos à saúde de Limeira”, frisou o prefeito.
Enfatizando que o equipamento poderá ser usado por 27 municípios atendidos pela Santa Casa, Miguel Lombardi falou sobre a importância da mamografia, como forma de permitir o diagnóstico do câncer de mama na fase inicial. “Considerando-se todos os tipos de câncer, o de mama é o responsável pelo maior índice de mortalidade entre as mulheres”, destacou. Em 2021, foram 18.139 óbitos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Por esse motivo, o diagnóstico com antecedência é fundamental”, completou.
O médico que coordena os exames de imagem da Santa Casa, Caio Sauer, observou que o mamógrafo digital possui tecnologia de ponta, oferecendo imagens de alta qualidade. “O exame apresenta altíssima precisão, consegue detectar microcalcificações de 1 milímetro”, disse. Outro diferencial apontado pelo médico é a rapidez tanto na realização do exame. “Por ser digital, ele não precisa ser revelado”, concluiu. Ele informou, ainda, que o antigo mamógrafo do hospital, que operava pelo sistema de revelação manual, será desativado.
(Texto: Cibele Gianechini – jornalista/Fotos: Adilson Silveira)

Compartilhar esta postagem