Neste sábado, 16, têm plantão de vacinação e coleta de exames para próstata em duas UBSs
Imunização acontece em duas unidades de saúde e coleta acontece dentro do Novembro Azul, mês de conscientização sobre a doença
Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br
Mais um plantão de vacinação acontece neste sábado, 16, das 8h às 13h, de acordo com a Secretaria de Saúde de Limeira. A imunização será feita em duas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no drive-thru do Parque Cidade. Também neste sábado,16, ambas as UBSs farão a coleta de exames das campanhas do Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata e de identificação da anemia falciforme. O horário, neste caso, é das 8h às 12h.
VACINAÇÃO
A UBS Campo Belo irá oferecer a vacina contra Covid-19 para maiores de 12 anos e multivacinação, incluindo a vacina contra a gripe para maiores de seis meses. Por sua vez, a do Novo Horizonte terá a vacina contra Covid-19 infantil, para crianças de seis meses a 11 anos e multivacinação. Já no drive-thru do Parque Cidade, serão disponibilizadas doses contra Covid-19, para maiores de cinco anos, febre amarela, gripe, para maiores de seis meses e dengue, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Segundo a Secretaria da Saúde, é necessário apresentar documentos pessoais, Carteira de Vacinação, comprovante de residência e Cartão SUS. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.
NOVEMBRO AZUL
Já em relação à coleta de sangue para exames da próstata, por se tratar de campanha, não é necessário agendamento nem pedido médico, basta apresentar documento de identificação com foto, CPF e Cartão SUS à equipe de enfermagem. Para fazer a coleta do PSA, exame de rastreamento do câncer de próstata, é necessário seguir todas as instruções de preparo: não fazer exercícios físicos ou andar de bicicleta dois dias antes do exame; não manter relações sexuais dois dias antes da coleta; aguardar quatro dias, se o paciente tenha feito exame médico de toque retal ou sondagem uretral; após colonoscopia, aguardar no mínimo 15 dias, e após biópsia de próstata, esperar 30 dias. O público-alvo dessa coleta são homens com mais de 50 anos, ou ainda, de 45 a 50 anos, se houver casos de câncer entre os parentes de primeiro grau, ou seja, pai ou irmão.
Quanto à coleta do exame de identificação do “traço falciforme”, é necessário jejum de oito horas. O exame é voltado a todas as pessoas de ascendência negra, com ou sem histórico de anemia na família.
ONDE VAI FUNCIONAR
UBS Campo Belo: Covid-19 para maiores de 12 anos, multivacinação, incluindo vacina contra a gripe para maiores de seis meses e exames preventivos de próstata e de rastreamento da anemia falciforme.
Endereço: Avenida Pedro Perissotto, 1.973, no Campo Belo.
UBS Novo Horizonte: Covid-19 infantil, para crianças de seis meses a 11 anos, multivacinação, incluindo vacina contra a gripe para maiores de seis meses e exames preventivos de próstata e de rastreamento da anemia falciforme.
Endereço: Rua Nelson Ferraz da Silva, s/n°, Jardim Novo Horizonte.
Drive-thru do Parque Cidade: Covid-19, para maiores de cinco anos, febre amarela, gripe, para maiores de seis meses, e dengue, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Endereço: Entrada pela Portaria A. Via Antônio Cruañes Filho, s/nº, ao lado da pista de skate.
Secretaria de Saúde orienta
sobre a vacinação de idosos
Pessoas de 60 anos ou mais devem manter a vacinação em dia. Esse é o alerta da Secretaria de Saúde de Limeira, considerando-se a tendência de envelhecimento da população. No município, a terceira idade já representa 18% dos moradores, segundo dados do IBGE. “A vacinação contribui para a saúde pública, evitando surtos e complicações que podem ser fatais para os mais velhos”, salienta o secretário de Saúde, Vitor Santos.
Por esse motivo, a gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Amélia Maria P. da Silva, destaca que todos os idosos devem consultar o cartão de vacinação, para verificar a necessidade de doses complementares.
Para aqueles que perderam ou não possuem o cartão de vacinação, a orientação é procurar a UBS mais próxima para que a situação seja avaliada. Lá, os profissionais tentarão resgatar o histórico de vacinação. Caso não seja possível recuperar as informações, um novo esquema vacinal poderá ser iniciado. “A vacinação é uma forma eficaz de garantir um envelhecimento saudável e seguro”, comentou a gerente da Divisão.
Confira, a seguir, quais são as vacinas oferecidas nas UBSs e qual a periodicidade com a qual devem ser renovadas:
Vacina Dupla Adulto (difteria e tétano): são necessárias três doses, com a segunda dose aplicada dois meses após a primeira, e a terceira dose, entre quatro a seis meses após a primeira. Idosos que já receberam esse esquema vacinal, devem tomar uma dose de reforço a cada dez anos.
Vacina contra hepatite B: assim como a Dupla Adulto, requer três doses, seguindo o mesmo intervalo acima entre elas. Se a pessoa já tomou essas três doses na infância ou na fase adulta, não há necessidade de reforço após os 60 anos.
Vacina SCR (sarampo, caxumba e rubéola): uma única dose ao longo da vida é suficiente para a proteção contra essas doenças. Portanto, pessoas de 60+ não precisam tomar reforço da vacina, caso já tenham sido imunizadas com a SCR.
Vacina contra a influenza (gripe): deve ser tomada anualmente, especialmente em períodos de surto.
Vacina contra a Covid-19: o reforço é recomendado a cada seis meses, dada a evolução do vírus e suas variantes.
Vacina contra a febre amarela: dose única, mas requer avaliação médica.
Vacina pneumocócica: disponível apenas para pacientes acamados ou portadores de doenças crônicas, desde que tenham indicação da CID (Classificação Internacional da Doença) pelo médico. (Matéria atualizada às 12h20, desta quarta-feira, 13)