Na Grande Área

Na Grande Área

O FUTEBOL feminino possui algumas características próprias. Por exemplo, a falta de organização tática, algo que trataremos a seguir. Embora o Brasil tenha explorado bem as laterais do campo contra o Panamá, com as alternâncias de Tamiris e Antonia, as tentativas de infiltração pelo miolo da área prevaleceram. Futebol feminino: onde está a bola, as atletas se concentram, ainda.  

 

O BRASIL não foi testado defensivamente, o que certamente acontecerá contra a França. As azuis ostentam o quinto lugar no ranking da FIFA e nunca foram batidas pela canarinho em jogos oficiais. Porém, a nosso favor, concordo com o que disse a técnica Pia Sundhage, em raro momento de descontração: “elas são imprevisíveis, são brasileiras”. 

 

PERFEITO, e agora voltemos à organização. O São Paulo não foi um pouco superior que o Corinthians na última terça-feira, foi muito. E algo me chamou a atenção: a recomposição rápida depois de um ataque mal sucedido. Ora, os atacantes não precisam voltar até o grande círculo para marcar, podem fazer isso na meia-cancha, e o Tricolor foi bem neste ponto. 

 

ISSO ofereceu menos espaço para Renato Augusto no primeiro tempo e forçou as bolas longas do Timão. E existe um jeito simples de perceber se um time está marcando melhor: quando parece que está com um jogador a mais. Faltou ao Corinthians, portanto, organização tática, como tem acontecido. Os jogadores ficam distantes uns dos outros, não se desmarcam e jogam por uma bola. No caso, aguardam o desempenho de Renato Augusto. 

 

MAS E daí? O São Paulo perdeu. Sim, a disciplina tática apenas aumenta a chance de vencer, e estamos falando de futebol. Portanto, se o Brasil quiser melhorar contra a França, deve apresentar uma linha de volantes mais consistente, para roubar a bola e explorar o nosso ataque, até o que parece, bem veloz e atrevido. E volto naquela máxima: cercar é uma coisa, marcar é outra. 

 

LENDÁRIO Zico está apresentando um programa na Jovem Pan, no qual também dá os seus pitacos sobre futebol. Semana passada ele falou o que pensa sobre os gramados sintéticos: “Para treinar a garotada, tudo bem, como naquele society de final semana, mas futebol profissional deve ser praticado em gramados naturais. Vá à Europa para ver o que eles pensam”. Concordo em  gênero, número e grau. 

 

INTERNACIONAL recebe o Caxias, neste sábado, 29, no Limeirão, no chamado jogo de ida da fase eliminatória do Brasileiro da Série D. A volta será em um domingo, dia 6, na casa do adversário. Segundo o companheiro Cesar Roberto, Joel Pantera deve ser a novidade no comando do ataque. 

 

O INDEPENDENTE antecipou seu duelo contra o Taquaritinga para este sábado, 29, no Pradão, às 17hs. Pelo Grupo 16, do Galo da Vila, também jogam Francana e SKA Brasil. Boa sorte às nossas equipes e excelente final de semana, amigos!

Compartilhar esta postagem