Na Grande Área
NA GRANDE ÁREA
REVENDO a coluna da semana passada, citei dois pontos que seriam determinantes no Majestoso. O primeiro, a leitura do logo, algo que Luxemburgo não corrigiu a tempo. O segundo, neste aspecto para favorecer o Timão, seria fundamental não tomar gols nos primeiros vinte minutos. Tomou dois.
O CORINTHIANS chegou à semifinal passando por três decisões nos pênaltis, o que já explica alguma coisa. Mas, neste duelo de 180 minutos, o Tricolor foi mais encorpado e seu elenco respondeu melhor à estratégia montada por Dorival Júnior, principalmente ao surpreender o Timão com o abafa dos primeiros minutos.
E NÃO É que o meninão foi para terra dos dromedários, mesmo? Toquei neste assunto na semana passada porque a oferta dos árabes era irrecusável, mas creio que a negativa de Xavi em receber Neymar no Barcelona pesou. Porém, não faltaram críticas à sua decisão.
O EXPERIENTE Guga Chacra, a despeito de Neymar receber (também) por falar bem da Arábia Saudita, escreveu que “Bin Salman, ditador saudita, cometeu atrocidades na Guerra no Iêmen, persegue homossexuais, censura a imprensa, proíbe grupos opositores e uma Justiça independente, além de ordenar o esquartejamento do jornalista dissidente Jamal Khashoggi”. Salman é o novo patrão de Neymar.
JOGOS mais interessantes estão previstos para este sábado, 19, pelo Campeonato Brasileiro. Meio de ressaca pela vitória, mas por outro lado motivado, o Tricolor receberá o líder Botafogo no Morumbi, às 16hs. Fechando o primeiro turno com inacreditáveis 47 pontos, o Fogão vive o que conhecemos como “estado de graça”.
UM POUCO mais tarde o Verdão estará em Cuiabá para enfrentar seu adversário às 18:30hs. O técnico Abel Ferreira não contará com o zagueiro Gustavo Gómez e o lateral Vanderlan, suspensos, e deve preservar Gabriel Menino e Dudu por problemas físicos. A equipe mato-grossense venceu os quatro últimos compromissos.
JUNTANDO os cacos, o Timão estará em Minas às 21hs, para enfrentar o Cruzeiro, clube que venceu na estreia do Brasileirão. Para sorte dos alvinegros, a Raposa não vai bem das pernas. Já o Santos joga domingo, na Vila, recebendo o valente Grêmio às 16hs.
APENAS por curiosidade, relembre a lista de onze nomes divulgada pela Uefa. Lionel Messi, Erling Haaland e Kevin De Bruyne são os finalistas para o prêmio de melhor jogador da Europa. Os demais são: İlkay Gündoğan (Barcelona); Rodri(Manchester City); Kylian Mbappé (PSG); Luka Modrić (Real Madrid); Marcelo Brozović (Al Nassr); Declan Rice (Arsenal); Alexis Mac Allister (Liverpool) e Jesús Navas (Sevilha). Vini JR., do Real, ficou de fora. Merecido.
PARA enfrentar a Bolívia, na estreia da seleção nas Eliminatórias, dia 8 de setembro, Fernando Diniz foi cauteloso, não quis surpresas e chamou a cavalaria. Neymar, de novo?
Ótimo final de semana, amigos!