Depois de dez anos, Limeira pode ter unidade do Ministério do Trabalho de volta

Depois de dez anos, Limeira pode ter unidade do Ministério do Trabalho de volta

Articulação da USTL e com o apoio dos sindicatos, lei para volta da unidade para o Município de Limeira foi publicada no Jornal Oficial do Município

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Após intensa articulação da USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), envolvendo sindicatos de trabalhadores e a Gerência Regional de Piracicaba, o Jornal Oficial do Município de Limeira publicou a lei que cede um servidor municipal para atuar no MT (Ministério do Trabalho), possibilitando assim a volta da unidade a Limeira, depois de mais de dez anos. “O convênio é um passo importante para a volta da presença do Ministério a Limeira”, afirmou nota divulgada pela assessoria de imprensa da USTL.
Segundo o presidente da USTL, Artur Bueno Júnior, se for efetivada, a volta do atendimento em Limeira será uma conquista para toda a sociedade, com benefícios a trabalhadores e empresários, pois desde a perda deste atendimento presencial, a União Sindical vinha lutando para reverter a situação. “A aprovação do projeto que autoriza o convênio também envolveu a sensibilidade dos vereadores, que se mostraram conscientes sobre a necessidade desta presença do Ministério do Trabalho no município”, lembrou o dirigente sindical.
A Lei 7.051, publicada no Jornal Oficial autoriza o município a prover “infraestrutura operacional ao Ministério do Trabalho em Limeira”, com ênfase na cessão de um servidor municipal. De acordo com a nota, o convênio segue modelo já instituído em outras cidades, conforme a Gerente Regional do Ministério do Trabalho de Piracicaba, Gabriela Albuquerque. A dirigente agradeceu, também, ao prefeito Mario Botion (PSD) e a intervenção da USTL, pela união dos esforços no sentido de trazer de volta a unidade do MT.

DESLOCAMENTO
A nota da USTL lembra, também, que atualmente, trabalhadores de Limeira que precisam apresentar qualquer tipo de recurso ao Ministério do Trabalho têm de ir a Piracicaba – inclusive em casos simples, como na retificação de dados pessoais. De acordo com a nota, a USTL tenta reverter o quadro desde o atendimento presencial em Limeira, mas a precarização do órgão realizada por governos anteriores prejudicou a tarefa. “Em 2023, a gerente Gabriela Albuquerque retomou as conversas, com a luz verde do ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
A proposta era que o município cedesse um servidor para a atividade administrativa, atuação complementada e referendada institucionalmente por um auditor-fiscal do Trabalho, num esquema de plantão semanal. “Desde então, foram duas reuniões na Prefeitura de Limeira, incluindo Gabriela e a USTL – a segunda com o prefeito Mário Botion em 19 de julho de 2023 e, em agosto de 2023, durante visita do Ministro Luiz Marinho em Piracicaba, o presidente da USTL entregou ofício reiterando o pleito”, completou a nota da entidade sindical.

ATENDIMENTO
“Nossa demanda não morre com este convênio, muito pelo contrário, pois temos que nos unir e aproveitar o olhar sensível do atual Governo Federal para as causas da classe trabalhadora e buscarmos uma Agência do Ministério do Trabalho, com atendimento completo e federal para nossa cidade e, ao mesmo tempo, a estrutura da própria Gerência de Piracicaba, cuja precariedade material e de recursos humanos hoje também nos afeta”, apontou Artur Bueno Júnior. Já a Gerência Regional de Piracicaba do Ministério do Trabalho possui 12 auditores-fiscais, com cinco deles na fiscalização, para uma região de mais de um milhão de habitantes.” Em agosto de 2023, durante visita a Piracicaba, o Superintendente do Ministério do Trabalho de São Paulo, Marcus Alves de Melo, prometeu lutar para que o Estado recebesse grande parte dos 900 novos auditores-fiscais do trabalho aprovados no Concurso Unificado do Governo Federal”, finalizou a nota.

Compartilhar esta postagem