Limeira já tem 117 novos casos de câncer de mama em 2023

Limeira já tem 117 novos casos de câncer de mama em 2023

Números divulgados pelo Centro de Oncologia até o momento, já iguala ao total registrado em todo 2021

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Neste domingo, 1º, têm início mais um Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização do câncer de mama, que é o tipo mais frequente entre as mulheres. E orientar as pessoas com informações que levam à prevenção é o grande objetivo do Outubro Rosa, conforme explicou o COL (Centro de Oncologia de Limeira), à Tribuna de Limeira. “Diagnóstico precoce e rastreamento da doença é fundamental”, afirmou o COL, que tem pacientes em tratamento com idades variando entre 29 anos a 88 anos, com faixa etária média de 60 anos.
Segundo informou o Centro Oncológico à Tribuna, de janeiro a agosto deste ano, são 598 pacientes em tratamento de câncer de mama, entre quimioterapia e hormonioterapia. “Em 2021, foram 117 novos casos; em 2022, 121, e, neste ano, até agosto, 117 novos casos de câncer de mama, com os pacientes iniciando tratamento”, revelou os números do COL. No Estado de São Paulo, de acordo com os números do Inca (Instituto Nacional do Câncer), as estimativas indicam que serão registrados 20.470 novos casos de câncer de mama, com a incidência de 84,43 mulheres, a cada 100 mil habitantes. E, no país, serão 73.610 novos casos, afetando 66,54 mulheres a cada 100 mil habitantes.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil, ou seja, 18.139 óbitos. “As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil”, informou o COL. Já os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços, nas axilas.

JARDINS DO PRADA
E na sexta-feira, 29, nos jardins do Edifício Prada aconteceu o lançamento oficial do Outubro Rosa, que tem início neste domingo, 1º, em conjunto com o Novembro Azul 2023. O evento contou com a presença do prefeito Mario Botion (PSD), da presidente do Fundo Social, Roberta Botion, da vice-prefeita Erika Tank (PL), do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira (PSD), vereadores e o secretário de Saúde, Vitor Santos, entre outros. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, Fundo Social, Alicc (Associação Limeirense de Cuidado e Carinho), Santa Casa e AME (Ambulatório Médico de Especialidades).
O público-alvo do Outubro Rosa são as mulheres de 50 a 69 anos, que devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para solicitar o agendamento da mamografia.  Mulheres a partir dos 40 anos também podem requisitar o exame, se houver necessidade de rastreio precoce em razão de histórico clínico e familiar de câncer de mama. E para facilitar o acesso aos 2.050 exames disponibilizados durante a campanha, não é preciso agendar consulta médica para solicitá-lo agora em outubro. “Na UBS, o profissional de enfermagem emitirá o pedido e agendará a mamografia”, lembrou a nota.

Compartilhar esta postagem