Limeira está sem apreensões de pipas com cerol há 3 anos

Limeira está sem apreensões de pipas com cerol há 3 anos

Entre 2020 e 2021 não houve operações nesse sentido devido a pandemia; queda nas ocorrências são registradas

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Férias escolares é sinal de crianças e adolescentes aproveitando os parques da cidade e áreas abertas para a diversão. Entre os tipos de diversão, muito comum, está o de empinar pipas, que é do agrado de muita gente, mas ao mesmo tempo perigoso pela proximidade com redes elétricas e, principalmente, o uso da linha com cerol. A chamada linha cortante, que pode até tirar vidas em alguns casos. Em Limeira, por exemplo, desde 2017 o índice de apreensões de linhas com cerol vem caindo e, neste ano, até a presente data, nenhuma denúncia ou apreensão foi feita ainda.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, que foi consultada pela Tribuna de Limeira, o município implantou, em 2017, o Projeto Educar Limeira que promove palestras nas unidades escolares municipais. Nessas intitulada como Cerol Corta Vidas, essa campanha aborda temas como os riscos do uso do cerol e linha chilena, o que pode ser um indicador dessa queda, de acordo com a pasta. No ano de lançamento da campanha, foram 255 apreensões; no ano seguinte, em 2018, foram 163; em 2019, 134 e, em 2020, 91 apreensões. “Em 2021 e 2022 não houve ações nesse sentido por conta da pandemia e, neste ano, até o momento, nenhuma apreensão”, informou a pasta.
Mesmo sem apreensões neste ano, a pasta reforça a necessidade de denúncias por parte da população pelos canais 153 ou 156, para que se fiscalize esses pontos de venda. A campanha Cerol Corta Vidas volta em breve, com ações de prevenções e possíveis apreensões dos referidos materiais. “Haverá, ainda, ações que visam a distribuição de antenas corta linhas, para os motociclistas”, lembrou a Secretaria de Segurança, afirmando à Tribuna, que regiões como o Geada, Campo Belo, Ernesto Kühl e Nova Suíça, são onde há mais incidência desse tipo de diversão, que é o empinar pipas. A GCM (Guarda Civil Municipal) também não registrou nenhum caso, envolvendo acidentes com linhas com cerol.

OUTROS RISCOS
A linha com cerol pode, também, causar riscos à rede elétrica e causar acidentes de trânsito, período em os motoristas devem redobrar a atenção. Ainda não há, também, registros de mortes por linhas de cerol em Limeira, conforme informou a Segurança Pública, que alerta que esses produtos são comercializados irregularmente. “Se a pipa cair em uma árvore, que esteja tocando a rede elétrica, por exemplo, é perigoso tentar retirá-la, pois o movimento dos galhos pode provocar curto-circuito e choques, podendo inclusive, cortar os fios de alta e baixa tensão, prejudicando assim a rede elétrica”, finalizou a pasta.

Compartilhar esta postagem