Limeira está na 16ª edição do Viagem Literária

Limeira está na 16ª edição do Viagem Literária

Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Limeira vai estar, neste ano, no roteiro da 16ª Viagem Literária. É uma das cidades escolhidas para compor o projeto dedicado ao estímulo à leitura, literatura e valorização das bibliotecas públicas, de acordo com nota distribuída pela assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura de Limeira. O programa, que visa oferecer atividades gratuitas, na Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz, terá blocos em junho, agosto, setembro e outubro.
A ação é promovida pela SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas) em parceira da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo para gestão e execução das ações do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), com apoio da Secretaria de Cultura.
Segundo a nota da pasta, este ano, a Viagem Literária contará com quatro módulos, que trazem conversas, contação de histórias, clube de leitura e encontro com escritores. “O projeto é distribuído em 65 cidades e as datas das atividades em Limeira serão anunciadas em breve”, lembrou a nota. Os módulos se dividem em inicial, contação de histórias, clubes de leitura e encontros com escritores. Confira abaixo.

Módulo inicial [Virtual] – 25 de junho

Em 25 de junho, uma quinta-feira, das 15h às 17h, acontecerá virtualmente o Módulo Inicial, encontro que tem o objetivo de: ampliar os diálogos entre todas as bibliotecas parceiras da edição; oferecer as orientações sobre as ações do programa; esclarecer dúvidas; apresentar estratégias de comunicação; entre outros assuntos importantes.

Módulo Contação de Histórias: Literatura de Cordel [Presencial] – 6 a 30 de agosto

A literatura de cordel será o eixo desse módulo, que tem como propósito valorizar e fomentar a cultura e a tradição dessas histórias, bem como trabalhar com a oralidade, os mitos e os contos populares. Em uma data entre 6 e 30 de agosto, contadores e contadoras de histórias convidados farão duas apresentações presenciais na biblioteca no mesmo dia, sendo a primeira pela manhã, às 9h, e a outra à tarde, às 14h. Cada narração terá duração de 45 a 60 minutos. Após cada sessão será realizado um bate-papo com os públicos presentes, entre 10 e 20 minutos, sobre as obras literárias que embasam a contação. Os públicos-alvo das atividades são estudantes do Ensino Fundamental, entre 6 a 14 anos, comunidade em geral e participantes espontâneos.

Módulo Clubes de Leitura: Prêmio São Paulo de Literatura [Virtual] – 2 a 27 de setembro

O Prêmio São Paulo de Literatura será o tema dos módulos de setembro e outubro, que têm o propósito de valorizar e resgatar a memória desse prêmio da literatura brasileira contemporânea, convidando escritoras e escritores que fazem parte dessa história.
O módulo de clubes de leitura tem como objetivos incentivar a mediação de clubes de leitura em bibliotecas; estimular diálogos de qualidade que despertem práticas leitoras; apoiar a biblioteca na preparação dos públicos para os bate-papos com os escritores e escritoras que acontecerão em outubro.

Módulo Encontros Com Escritores e Escritoras: Prêmio São Paulo de Literatura [Presencial] – 1º a 25 de outubro

Em uma data entre 1º e 25 de outubro, escritores e escritoras convidados, finalistas e/ou vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura participarão de dois bate-papos presenciais, sendo o primeiro numa escola pública parceira da biblioteca, das 14h30 às 16h30, e outro à noite na própria biblioteca, das 19h às 21h.

Atendimento ao público em bibliotecas tem curso gratuito

A partir desta segunda-feira, 22, estarão abertas as inscrições para o curso gratuito “Desenvolvimento Humano e Organizacional no Atendimento aos Públicos”, que acontece no dia 23 de maio, na Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz, das 9h às 16h. De acordo com nota da assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura, a atividade é voltada para o público a partir de 18 anos, sendo profissionais das áreas da cultura, biblioteconomia e ciência da informação, leitura e literatura e interessados no tema.
Segundo a nota, o curso será ministrado por José Mario de Oliveira Mendes, e tem como proposta apresentar e dialogar sobre pilares, competências e habilidades necessárias para o atendimento aos públicos nas bibliotecas. “Será discutido sobre as trocas de informação, reações e, principalmente, relações, sendo que o desenvolvimento humano e organizacional no atendimento aos públicos deve ser prestado com base na igualdade de acesso para todos”, informou a nota.
As inscrições devem ser feitas pelo link https://siseb.sp.gov.br/agenda/. A realização é da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) da SP Leituras (Associação Paulista de Bibliotecas) com apoio da Secretaria de Cultura de Limeira. (Redação)

Compartilhar esta postagem