Julho registra apenas 14 mm de precipitação pluviométrica
Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br
Agosto é considerado o mês mais seco do ano, com média histórica de 33mm (milímetros) de precipitação pluviométrica ao longo de seus 31 dias, porém a disponibilidade hídrica de Limeira se mantém adequada ao período e as condições operacionais do sistema de abastecimento de água tratada se encontram normalizadas até o momento. A afirmação é da BRK Ambiental Limeira, concessionária responsável pela captação, tratamento e distribuição de água no município, que foi questionada pela Tribuna de Limeira, sobre os riscos de desabastecimento interno.
Segundo a concessionária, o nível da captação do Rio Jaguari segue em estado normal, com vazão de 10m 3 (metros cúbicos) por segundo, enquanto o mínimo necessário é de 1m³/s. Já o ribeirão Pinhal, de acordo com a empresa, apesar de oscilações de baixa intensidade se considerado o referido período citado, também se encontra em boa condição de reservação com 90% de sua capacidade de operação. “Só para tratar do volume de chuvas, entre janeiro a julho, a precipitação pluviométrica tem um acumulado de 989 mm no período”, lembrou a BRK.
Outro dado importante que a concessionária divulgou, na sexta-feira, 18, foi que Limeira registrou 14mm de precipitação durante todo o mês de julho, como previsto para o período, quando o volume de chuvas é reduzido, no segundo mês oficial de estiagem na região sudeste. A quantidade, de acordo com a BRK, é inferior inclusive à média histórica do mês apurada desde 2013, que é de 18mm. O resultado, porém, é melhor que o apurado no ano passado, quando não houve chuva no período, mas fica distante do melhor cenário, registrado em 2019, quando choveu o equivalente a 49mm no sétimo mês do ano.
MUITO SECO
Nos últimos cinco anos, levando-se em conta a partir de 2018, o volume de chuvas registrado tem muita variação, sendo que em dois anos os números mostram enorme discrepância em cada, em 2019, com apenas 0,7mm e, em 2021, quando choveu 11 mm.
Nos demais meses, cujos dados foram solicitados pela Tribuna, o volume ficou assim distribuído, sendo agosto de 2018 o mais chuvoso, com 96mm e, no ano passado, com 25 mm, com 2020 registrando 33 mm.
O consumo é outra preocupação da concessionária, pois em Limeira está bem acima do recomendado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que é de 110 litros por habitante/dia, para higiene e consumo. Em Limeira, Em 2022, o registro da concessionária foi de 190 litros por habitante/dia e, no acumulado de deste ano, já saltou para 194 litros/dia por habitante/dia. Num cálculo rápido de porcentagem, em 2022 o limeirense consumia 72,7% mais que o recomendado e, neste ano, até o momento, já atingiu 76,6% acima dos indicativos da ONU.
E para tentar melhorar esses números, a concessionária incentiva o consumo consciente da água por meio da campanha “Jogando Junto pela Água” (juntospelaagua.com.br/), abordando dicas de economia com atenção constante às manutenções e à busca por vazamentos internos nos imóveis. Entre os exemplos estão as dicas de como tomar banhos mais rápidos e fechar a torneira enquanto se escova os dentes ou se lava a louça. Para conhecer melhor a campanha do uso consciente da água, a BRK disponibiliza o site jogandojuntopelaagua.com.br. “Nesta página da internet também é possível acompanhar, de forma atualizada semanalmente, as condições dos mananciais que abastecem o município e o volume mensal de chuvas registrado na cidade”, finalizou a concessionária.