Fora de Expediente

Fora de Expediente

Antonio Claudio Bontorim
Jornalista
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

E vai começar
No próximo domingo, 6, a Associação Cultural e Teatral Guarantã começará a distribuir ingressos para o espetáculo da “Paixão de Cristo”, tradicional festa da Semana Santa em Piracicaba e muitas cidades pelo Brasil.

Já em Limeira
Tradicional em Limeira neste período e já em sua 32º edição, realizada no ano passado, a Via Sacra – a Maior História de Todos os Tempos – uma das mais longevas de que se tem notícia – ao que tudo indica não terá sua 33ª, 34ª, 35ª… edições e daí por diante.

Sem explicação
A Secretaria da Cultura, comandada pelo ex-vereador, Silvio Brito, não deu explicações sobre o assunto. Aliás, nem tocou no assunto. As notícias que vem da pasta são apenas as já conhecidas agendas de cada mês. Nada mais que isso!

Viés religioso?
Talvez tenhamos uma explicação e já tratada aqui neste mesmo espaço de opinião. O prefeito Murilo Félix (Podemos) é evangélico. A Via Sacra é uma festa católica, porém é cristã, e tem no público católico e mesmo aqueles que gostam de um bom espetáculo teatral, um consumidor assíduo.

Quase censura
Se esse viés se configurar, teremos um prefeito evangélico “censurando” um espetáculo católico, fazendo uma análise bem simplista. O que não deveria acontecer, por que o Brasil é um país laico. Limeira não deveria ser também?

Falta de noção
Mesmo por que o prefeito não pode alegar falta de dinheiro, uma vez que o espetáculo é todo preparado por limeirenses com mão-de-obra técnica e artística de forma voluntária. Será que nenhum católico votou no evangélico?

E a gestão, oh!
Com isso ele mostra toda sua empatia para com o povo limeirense. Assim como ele está demonstrando sua capacidade de gestor no caso da greve dos servidores públicos. Para quem esperava o novo…

Será que ouvi?
“Estado Democrático de Direita”. Essa frase foi dita dentro de um texto lido pelo vereador Guilherme Guido (PL), durante as discussões de sua moção de apoio à anistia dos condenados aos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023. Fui lavar meus ouvidos.

É… “de Direito”
Vereador, vossa excelência conhece a Constituição? Se conhece, sabe que não é “Estado de Democrático de Direita”. E sim “Estado Democrático e de Direito”. Quem escreveu este texto, citado por vossa excelência, como sendo um discurso sobre “democracia e esperança”, não deve, também, conhecer a Constituição.

Deixando claro
A não ser que o autor, assim como o “nobre vereador”, quis tratar especificamente como “Estado Democrático de Direita”. Ou seja, um estado governado pela direita política. Aí é diferente, pois está se referindo a ideologia.

A lá Naldo Dias
Como diria um velho e saudoso companheiro da imprensa esportiva, quando não concordava com alguma coisa, “tem umas coiiiisas”….

Só para lembrar
As vereadoras Isabelly Carvalho (PT), Mariana Calsa (MDB) e Tatiane Lopes (Avante), votaram contra a moção, que por si só é uma apelação desnecessária ao sentimentalismo.

Compartilhar esta postagem