Fora de Expediente
Antonio Claudio Bontorim
Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br
Sem R$, sem folia!
O prefeito Murilo Félix (Podemos) anunciou, através de nota à imprensa, distribuída pela Secretaria de Comunicação Social, que não haverá carnaval em Limeira em 2025. Falta de dinheiro ou questão religiosa. Todos sabem, o prefeito é evangélico.
Haja… ignorância
Aliás, vários prefeitos e prefeitas pelo Brasil, os da direita e extrema-direita, cancelaram as festas carnavalescas em suas cidades. Uma prefeita, inclusive, propôs fazer uma festa gospel em vez da Folia de Momo.
Faz muito tempo
Vamos voltar a Limeira. Há muitos e muitos anos não temos mais festejos carnavalescos na cidade. O que foi feito nos últimos oito anos – e antes também – nem se pode chamar de carnaval. O anúncio do atual prefeito, portanto, não é novidade nenhuma.
A gestão pública
E já que o assunto é dinheiro. É o “caixa baixo” da Prefeitura de Limeira, uma boa gestão, como gosta de dizer o prefeito Murilo Félix, é o melhor caminho. Essa gestão, entretanto, parece não ter chegado por aqui ainda. Está patinando em baba de quiabo.
Muita esperteza
Ou, então, tudo isso não passa de um “argumento de vez” para justificar as dívidas e pressionar fornecedores do Poder Público a negociar seus preços abaixo do que gostariam ou teriam a receber.
É cartão postal…
… ou mau exemplo? A zeladoria, por exemplo, está deixando a desejar. O mato cresce nos bairros e nas calçadas do Centro da cidade. “Verdadeiras florestas” urbanas, que desde janeiro não conhecem uma limpeza.
Foices e enxadas
Já que o dinheiro está curto, uma enxadinha, até mesmo uma foice, nas mãos de cada secretário e diretores municipais poderia dar início a essa limpeza. Além do que seria um bom exercício físico para manter a forma. Enfim, fica a dica!
Política e mulher
Mudando um pouco de assunto, mas ficando na política, que é a tônica da coluna Fora de Expediente, na segunda-feira, 24, comemoraram-se os 93 anos do direito de voto às mulheres. Uma conquista importantíssima para uma maior emancipação, já que em 1932 não se fala em empoderamento.
Ainda insuficiente
Mesmo assim, e apesar dos avanços, esse empoderamento feminino, hoje, ainda deixa a desejar em relação às conquistas femininas. Essas conquistas estão muito longe de levarem a mulher ao lugar que verdadeiramente merecem.
Quanta bobagem
Um exemplo disso é a primeira-dama nacional, Janja da Silva, que tem sido atacada de todas as formas possíveis, nos último tempos. A maioria delas machista e outras tantas misóginas. Além daquelas que partem das próprias mulheres. Ela virou a vilã da queda da popularidade do presidente Lula (PT), inclusive nas análises dos institutos de pesquisa.
Mentira? Mentira!
Facebook, Instagram, X, Threads, Telegram, estão cada vez mais contaminados com a desinformação. Vindo de todas as frentes ideológicas. O filósofo e escritor italiano, Umberto Eco ganha, a cada dia que passa, mais razão na sua dedução de que as redes sociais “deram direito à palavra a uma legião de imbecis…”. É triste ter que reconhecer!