Fora de Expediente

Fora de Expediente

Antonio Claudio Bontorim
Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Estranho silêncio
A Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência ainda não se manifestou em relação ao PL 1904, o chamado “PL do Estupro”, do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).

Mulher é o foco?
A Rede Elza Tank foi criada através de projeto da filha da ex-vereadora Elza Tank, Erika Tank (PL), hoje vice-prefeita e candidata a sucessão do prefeito Mario Botion (PSD). Erika é do mesmo partido de Sóstenes.

Silêncio violento
Vale lembrar que Erika, que também não se manifestou sobre o tema, está umbilicalmente ligada ao deputado federal Miguel Lombardi, outro político do PL, e tem se utilizado do nome do ex-presidente Jair Bolsonaro, conhecido pela sua misoginia e extremo machismo, também da mesma sigla.

Omissão destrói
Aliás, a única manifestação contra esse PL, foi a da vereadora Isabelly Carvalho (PT), que fez uma Moção de Protesto contra a votação em regime de urgência na Câmara dos Deputados. Seu voto foi o único favorável. Os 13 vereadores homens presentes votaram contra e as demais mulheres, mesmo presentes, não se manifestaram. Omitiram-se!

Onde estão elas?
Com exceção da vereadora petista, várias das chamadas “lideranças femininas” também preferiram o silêncio. Tudo dentro do roteiro que norteia o conservadorismo limeirense.

O alarme tocou…
Na verdade, e felizmente, parece que a tentativa de votar o PL 19/04 em regime de urgência despertou a sociedade como um todo. E colocou o presidente da Câmara Federal, o deputado Artur Lira (PP-AL) numa saia justa, que não dá nem para ele cruzar as pernas. O parlamentar está assustadíssimo.

E viva a realidade
Lira, agora, disse que vai deixar as pautas ideológicas de lado. Já era tempo. A opinião pública não está morta não. Parece que o “dono” da Câmara Federal aprendeu a lição. É o mínimo que se espera.

Rivotril e maracujá
As sessões da Câmara de Limeira começam a dar sono. A coluna Fora de Expediente já alertou, há algum tempo, que o período pré-eleitoral modificaria completamente a postura do Legislativo Municipal. Hora que o calendário estiver marcando oficialmente o início das campanhas, com certeza será um sedativo completo.

Fósforo molhado
Se alguém acredita, entretanto, que a política limeirense está pegando fogo é melhor avisar, para que os bombeiros sejam acionados. Mas se não tem fumaça nesse horizonte, como pode o fogo ser visto?

E para finalizar…
… vamos de saúde pública. Só para lembrar aos pais e responsáveis, que levem seus filhos aos postos de vacinação. É preciso que o país volte a ser o exemplo mundial de prevenção das doenças que possuem vacinas. Para que muitas delas, já erradicadas, não voltem a assombrar as famílias.

Compartilhar esta postagem