Fora de Expediente

Fora de Expediente

Antonio Claudio Bontorim
Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Dando as caras
O jogo político local está começando a tomar um caminho estranho para 2024. Ao mesmo tempo em que não apresenta novidades, ressuscita velhas lideranças que se sentem à vontade para emplacar seus discursos. Lá do início dos anos 1980.

E tome lá Ceará
Entre as uniões, coligações e tentativas mais esdrúxulas estão um possível chapa, que traga nomes improváveis para um mesmo lado. O próprio vereador Francisco Maurino dos Santos (Republicanos), o Ceará, que na opinião de alguns analistas políticos, já está falando como candidato a prefeito.

Até que ponto…
… Ceará vai consegui emplacar seu nome. Está confundindo muitos jornalistas, que avaliam o processo eleitoral.

O ritmo do xote
Já está, porém, se formando um conjunto político dois mais ecléticos. Vai da ex-vereadora Carolina Pontes (), até o deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania), que concorreu à prefeitura de Campinas em 2020. Sem sucesso. Encabeçada, é evidente, por Ceará.

E se dois é bom
Se Ceará é do Republicanos e temos em Limeira um nome forte do partido, que é a ex-vereadora Dra. Mayra Costa, como a sigla vai se virar com os nomes? Ou também haverá um racha republicano no Republicanos?

Nomes e nomes
Um nome sempre lembrado, também, em período pré-eleitoral, é o do ex-vereador Eliseu Daniel. Por enquanto ele está recluso, mas a qualquer momento pode aparecer no “mercado” político.

PT tá na área?
O Partido dos Trabalhadores, em Limeira, tem uma vereadora na Câmara. E que por sinal é a vice-presidente da Mesa Diretora. É a primeira vereadora trans de Limeira e tem liderança na comunidade LGBTQIA+. Ganha mais tempo com uma tentativa de reeleição no Legislativo ou já parte para a disputa pela cadeira principal do Prada?

Possibilidades
Com o governo federal nas mãos, com certeza o PT vai querer aumentar o número de prefeitos em 2024. Se os ventos continuarem soprando em forma de brisa, há chances para isso. Mas outubro do ano que vem ainda está longe.

Novos líderes!
De tempos em tempos jovens lideranças políticas despontam do nada para alcançar o protagonismo. Faz tempo que isso não acontece em Limeira. A última surgiu há 20 anos. E não teve um final muito feliz.

Não confundam
Câmara entra em recesso na terça-feira, 18. Na segunda-feira, portanto, os vereadores fazem a última sessão ordinária e, posteriormente, têm o primeiro período de férias do ano. Aliás, os parlamentares não gostam que chamem o recesso de férias.

É outro nome
Voltam às atividades no dia 1º de agosto. Uma terça-feira. Isto é, atividades parlamentares, por que, de acordo com eles, não param. Não tiram férias.

Compartilhar esta postagem