Exposição Grão apresenta pinturas feitas de café

Exposição Grão apresenta pinturas feitas de café

A artista Val Espinhara criou a exposição Grão, na qual traz diversos quadros pintados com café, inspirados nas memórias de sua infância. A mostra está no Pátio Limeira Shopping, recebendo visitação das 10h às 22h, até o dia 30 de setembro. Tendo como subtítulo “Arte, Café e Memória”, a mostra expressa os sentimentos da pequena Val, que morava em uma fazenda cercada de cafezal, pois seus pais trabalhavam na lavoura. As obras foram expostas anteriormente no Festival Internacional de Artes de Rua, na cidade de Santa Clara – Cuba. O apoio na divulgação é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

A curadoria da exposição é de Lea Moraes, artista e professora de artes na Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), que tem Val Espinhara como aluna, acompanhando a trajetória do projeto desde a ideia inicial. Na produção dos quadros, buscaram juntar a linguagem dos materiais com as memórias em uma produção intensa, trazendo a arte aglutinada na materialidade do café. A Emcea é um equipamento que pertence ao Departamento de Formação para as Artes.

“Fazer a curadoria foi um presente para mim. Orientar e apontar caminhos e percepções é um jogo entre responsabilidade e compromisso, coisa que ambas assumimos desde a primeira xícara de café até os últimos acertos dessa exposição. Iniciativas como esta, entre arte e vida, conjugadas de forma tão potente, são caminhos importantes na formação dos artistas e seu público”, comentou Lea.

Para Val Espinhara, realizar a exposição em Limeira representa uma conquista especial e um grande aprendizado, também considera que a curadoria fez tudo se concretizar. “Lea é minha professora de aquarela e desenho, uma profissional que admiro muito. Abrindo um novo caminho dentro das artes plásticas, ela sempre me incentivou e acreditou no meu potencial, me fez perceber o quanto posso me expressar”, explicou.

A exposição é promovida pelo Pátio Limeira Shopping, apoiada pelo Starbucks. “É uma satisfação muito grande para nós recebermos essa exposição. Temos certeza que nosso público vai gostar muito de ver essas obras de pertinho. Os desenhos e as pinturas feitas com café são sensacionais! Estão todos convidados a virem prestigiar essa grande artista que é a Val Espinhara”, comenta Sibelly Paganotti, coordenadora de marketing do Pátio.

(Secretaria de Cultura)

Compartilhar esta postagem