EMPREENDENDO COM SIDNEY BOTELHO: Quando o “não” é importante para o empreendedor!

EMPREENDENDO COM SIDNEY BOTELHO: Quando o “não” é importante para o empreendedor!

Sidney Botelho

Jornalista, Treinador
Empreendedor
@sidneybotelhooficial

Quem nunca recebeu um não de algum cliente e veio o sentimento de tristeza ou de impotência quando da esperança de fechar um contrato que mudaria a direção da empresa?
E ao mesmo tempo, quando foi a última vez que você, empresário ou empreendedor, falou um não para alguém?
Eu afirmo para você que teremos mais “nãos” do que “sins”, porém o sábio empreendedor é aquele que sabe mentalizar e entender a negativa recebida e poder crer que talvez esse não seria o momento, ou, realmente o que profissional estava preparado, ou até mesmo, diversas situações que fazem com que a outra parte não aceite todo o projeto apresentado.
É muito frustrante quando recebemos qualquer negação e, conscientemente essa dificuldade está enraizada em nossa convicção de sermos capazes, sermos os melhores no que fazemos, a autoconfiança dominando as nossas visões e pensamentos que por consequência, inibindo a capacidade de interpretar o “não” como algo positivo.
Como assim, um “não” recebido pode ser positivo para minha carreira? Sim, positivo para que tenhamos em mente que o “não” é para reflexão interna do responsável e do time em questão, pois diria o filósofo, tudo na vida tem um proposito para extrairmos o aprendizado das situações e, com isso, estudarmos as possibilidades de encontrar algo relevante dessa resposta, buscar a correção ou adequação do que foi oferecido ao cliente, criando a atitude de mudança em ocasiões futuras.
O empreendedor deve estar preparado psicologicamente para todas as situações, principalmente, quando se tem um processo a ser completado, fazendo crer que as etapas deverão ser seguidas com exatidão e, entenda os detalhes solicitados, examine as premissas, simule as ações, reavalie os requisitos, veja se a empresa contratante está conectada com os valores da empresa e se o relacionamento de confiança é mútuo, pois fechar o contrato por fechar, pode gerar um contratempo no futuro, então é melhor ouvir o “não” agora do que no decorrer do contrato.
E ao contrário, quantos “nãos” você dá diariamente e quais as consequências? Muitos empresários não conseguem eliminar as distrações corriqueiras, criando situações intermináveis e que poderiam ser evitadas com essa resposta, porém da mesma forma que não administram a recepção da negativa, evitam seguir a mesma linha e se prejudicam com atividades que mais impedem do que acrescentam para a evolução da empresa.
Sendo assim, eu “não” quero que você se culpe ou se incomode por “não” perceber essas ações, o que eu desejo de verdade é que você, empresário, empreendedor, executivo, líder, dentre tantos que tomam decisões, que possam encontrar a maneira e o momento certos de levar a mensagem, seja negativa ou positiva, para as pessoas e que essa mensagem seja para transformar e agregar e como resultados, tenhamos empresas prósperas e sustentáveis.
Bom domingo, e lembre-se – “Viva o momento com coragem e coração!”

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