Elektro tem novo Centro de Operações Integradas em Limeira

Elektro tem novo Centro de Operações Integradas em Limeira

De acordo com a concessionária, nova Central é equipada com as mais modernas tecnologias e monitora a rede elétrica em tempo real para se antecipar às ocorrências e reduzir impactos à população

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA

claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Limeira ganha um novo COI (Centro de Operações Integradas), da concessionária Neoenergia Elektro, que de acordo com a assessoria de imprensa da empresa, é uma iniciativa das ações de inovação e modernização do sistema elétrico nos 228 municípios atendidos pela concessionária, nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. De acordo com a nova, o novo espaço será responsável por atuar em situações de contingência (backup).
Segundo a concessionária, os investimentos chegam a R$ 8,6 milhões em infraestrutura, equipamentos e tecnologia de ponta, para que a central monitore, em tempo real, o que se passa em toda rede elétrica, realizando um trabalho similar ao que o COI principal já realiza em Campinas. “Dessa maneira, será possível ampliar a capacidade de atuação e a agilidade da operação, em casos de contingência”, explicou a Elektro.
Para realizar esse trabalho, conforme a concessionária de energia elétrica, a nova central conta com 15 posições para controladores, analistas e engenheiros de operação que farão o monitoramento do sistema elétrico. “A estrutura conta, também, com um telão que apresenta, em tempo real, uma radiografia do sistema de energia, além do que o COI de Limeira também poderá funcionar ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana”, enfatizou a nota.

COMO FUNCIONA
Já em pleno funcionamento, conforme informou a assessoria de imprensa da Elektro à Tribuna de Limeira, as estações de trabalho do novo COI são equipadas com seis monitores, acompanhando diferentes indicadores e variáveis, com monitoramento remoto e outros sistemas técnicos. “As informações trazidas pelos sistemas oferecem aos controladores inúmeras possibilidades de análise, além de alarmes para suporte na tomada de decisão”, lembrou a nota, completando: “e, entre as inovações de infraestrutura, está a exibição, em vídeo wall, de um sistema de previsão meteorológica que ajuda as equipes a mapearem os pontos críticos de chuva, antecipando a tomada de decisão e permitindo uma atuação mais ágil nas situações emergenciais”.
O sistema, explicou a concessionária, possibilita monitorar, inclusive, a quantidade de equipes necessárias para atender ocorrências, ampliando a capacidade de gestão da empresa e trazendo benefícios para a população, além da implantação de um sistema que associa registros de reclamações individuais para identificar remotamente a extensão de um problema, facilitando as decisões e diminuindo o tempo de resposta.
“O COI nos dá a amplitude de tudo o que está acontecendo na rede, além de nos permitir antecipar a identificação de problemas para que possamos direcionar a solução da situação de forma mais rápida, assertiva e com segurança, garantindo um gerenciamento melhor das equipes”, finalizou o gerente de Operação e Distribuição da Neoenergia Elektro, Jose Aparecido da Silva.

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