É preciso cuidado e atenção com o carrapato estrela
A febre maculosa, transmitida pelo carrapato estrela, volta a rondar nossa região. Um casal, ela dentista e ele empresário, que esteve em um evento em Campinas, morreu e a mulher, uma dentista, teve o exame confirmado para a doença. Se não detectada a tempo, a febre maculosa mata.
Já o exame do homem, um empresário de Jundiaí, ainda não saiu, porém, pelas informações reveladas e período da morte de ambos, ele também foi infectado. E é isso que preocupa, uma vez que ela não é uma doença contagiosa, que pode passar de pessoa para pessoa, mas apenas pela picada do carrapato, muito comum em áreas com animais de grande porte, porém seu hospedeiro letal, ou seja, que traz a bactéria, é a capivara. Aqui em Limeira elas sempre estiveram presentes no Lago do Parque Ecológico do Jardim do Lago e, vez outra, são vistas nadando, com filhotes, no Ribeirão Tatu.
Por isso é preciso cuidado e estar atento com picadas de insetos. E, dependendo do lugar onde ocorrer, procurar rapidamente uma unidade de saúde e, se tiver sido picada por um carrapato estrela, fazer os exames e iniciar o tratamento, com antibióticos.
Vale lembrar, que o carrapato estrela é o principal vetor da doença, mas o carrapato de cachorro também pode transmitir a doença. Por isso é necessário a devida atenção aos sintomas, que são febre alta, dores, manchas corporais, diarreia.
Todo cuidado é pouco e precisamos estar atentos para esse tipo de doença, que é letal caso não tratada a tempo. Por isso a necessidade do diagnóstico precoce e exames. Não custa estar sempre atento nesse sentido. E, também, campanhas do Poder Público em relação aos perigos da doença.