Depois de 23 horas, Prefeitura fala sobre as chuvas
Passadas vinte e três horas do início das chuvas que castigaram a cidade nesta segunda-feira, 2, finalmente a Prefeitura se manifestou através de sua assessoria de comunicação. Segundo a nota, “equipes da Prefeitura de Limeira, das secretarias de Obras e Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e Segurança Pública e Defesa Civil, trabalham para reverter os danos causados pela forte chuva que atingiu a cidade ontem à tarde (2); em apenas 1 hora, o volume de água acumulado no Centro foi de 90 milímetros, segundo dados da Defesa Civil. O temporal causou alagamentos e derrubou árvores. Nesta terça-feira (3), o trabalho concentrou-se na limpeza de ruas e avenidas e na remoção das árvores”.
Esclarece a nota, “os alagamentos ocorreram no entorno do Mercado Modelo e Ponte Preta, entre outras regiões. Árvores também caíram nas vias Dr. Antônio Prince (Santa Eulália), Duzolina Natal (Jd. Aeroporto), Embaixador Sebastião Sampaio (Pq. Hipólito) e no Paço Municipal. Duas residências ficaram alagadas, uma no Jd. Inocoop e outra no Belinha Ometto. Não houve vítimas”.
O Prefeito Mario Botion destacou que a construção das galerias na região do Mercado Modelo foi precedida pela realização de estudos técnicos e o projeto executado de acordo com a disponibilidade estrutural do local. “A construção dos piscinões foi necessária para amenizar a ocorrência de enchentes”, salientou. Juntos, os reservatórios têm capacidade para armazenar 10 milhões de litros de água. “No entanto, eventos climáticos extremos, como os de ontem, são cada vez mais frequentes e superam as médias históricas de chuva”, completou. O prefeito também ressaltou a importância de obras complementares, como a edificação de galerias de detenção na região do Jd. dos Ipês e o aumento da vazão entre as galerias do Mercado Modelo e o Ribeirão Tatu.
Para os próximos dias, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, alerta para a ocorrência de mais chuva forte, com volumes similares aos de ontem. Nesse sentido, ele orienta motoristas e pedestres para evitarem áreas de alagamento. “Nossas equipes estarão de prontidão para atuar em caso de necessidade”, frisou.