Da vergonha para o Orgulho
Isabelly Carvalho (PT)
Primeira vereadora
Trans de Limeira
O dia 28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBT+. Muitas pessoas se questionam o motivo de usarmos a palavra “orgulho”. Para nós, pessoas LGBT+, no entanto, a razão é óbvia: “sair do armário”, deixar de se esconder, deixar a vergonha de lado para viver uma vida plena, com orgulho de quem se é, é uma conquista gigantesca.
O Dia do Orgulho LGBT+ lembra a chamada “Revolta de Stonewall Inn” (1969), quando a comunidade LGBT+ se levantou contra uma série de invasões da polícia de Nova Iorque, nos EUA, aos bares frequentados por pessoas LGBT+. A partir disso, ocorreram protestos em favor dos direitos dos homossexuais por várias cidades norte-americanas. A 1ª Parada do Orgulho Gay, como era denominada na época, foi organizada no ano seguinte, 1970.
A iniciativa se espalhou e chegou ao Brasil. A Parada LGBT+ da cidade de São Paulo está entre as maiores do mundo, registrando público de mais de três milhões de pessoas na edição deste ano, que teve como tema “Basta de negligência e retrocesso no Legislativo – Vote consciente por direitos da população LGBT+”. Em Limeira, já estamos na 10ª edição da parada. Este ano, o evento ocorreu em maio, com organização do Coletivo Sobreviver e apoio do nosso mandato e da Prefeitura de Limeira. Foi uma edição histórica, com público de quase 10 mil pessoas.
Neste dia 28, portanto, reafirmamos a nossa luta diária por direitos. Nós temos direito a existir e, muitas vezes, isso nos é negado. Seja no sentido figurado, em que muitos de nós precisam se adequar a padrões estabelecidos pela heteronormatividade para serem aceitos na sociedade, seja no sentido literal: o Brasil é o país que mais mata pessoas LGBTQIA+. As principais vítimas são pessoas como eu, transexuais e travestis. Alguns pesquisadores estimam que a expectativa de vida das pessoas trans é de 35 anos, enquanto da população em geral é de 75 anos.
Além disso, lutamos para que as políticas públicas tenham um olhar para as nossas especificidades, com equipamentos públicos preparados para atender a diversidade da experiência humana. Precisamos de atendimento digno de saúde. Precisamos de mais acolhimento nas escolas. Precisamos de oportunidades de acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho. E, não menos importante, merecemos que as nossas expressões artísticas e culturais sejam reconhecidas e valorizadas como tal.
Por estes motivos, a mobilização política da comunidade LGBTQIA+ é tão importante. O nosso mandato, com muita luta, conquistou avanços aqui em Limeira, mas é preciso que possamos seguir em frente com mais direitos. Vamos avançar cada vez mais no enfrentamento ao conservadorismo cafona que muitas vezes tenta nos calar. Não passarão!
Feliz Dia do Orgulho para todos, todas e todes nós!