Consumo de água per capita cresce em Limeira; outono terá chuvas abaixo da média
Em fevereiro, cada limeirense consumiu, em média, 219,3 litros de água por dia; a ONU recomenda 110 litros/dia como suficientes para atender as necessidades de cada pessoa
Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br
O limeirense está consumindo, diariamente, em média, água além do recomendado para o uso humano pela ONU (Organização das Nações Unidas). E esses valores estão praticamente dobrando o consumo médio no município, levando-se em consideração essas recomendações. De acordo com dados levantados pela Tribuna de Limeira, o consumo médio diário do limeirense fechou o mês de fevereiro em 219,3 litros de água, quando a ONU lembra que 110 litros de água por dia é o suficiente para atender as necessidades básicas de uma pessoa. Ou seja, praticamente o dobro de um em relação ao outro.
As informações sobre o consumo foram solicitadas pela Tribuna à BRK, concessionária dos serviços públicos de água e esgoto em Limeira na quinta-feira, 20, dia em que a houve a mudança de estação, do verão para o outono, período que vinha registrando temperaturas muito elevadas, acima das médias histórias. De acordo com a BRK, no comparativo do consumo per capita de 2025, considerando o primeiro bimestre, observou-se um maior uso de água pelos limeirenses. “Em 2025, nos meses de janeiro e fevereiro, o consumo médio por habitante/dia foi de 208,2 litros, sendo que em 2024, no mesmo período, esse consumo foi de 205,7 litros por habitante dia, ou seja, um aumento de 1,2% de um ano para outro”, lembrou a concessionária.
É no outono que tem início o período de estiagem e o índice de chuvas é bem menor. E para a Região Sudeste, do qual Limeira faz parte, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê chuvas abaixo da média histórica durante a estação. Entretanto, não descarta eventos de chuvas intensas localizadas. Além disso, as temperaturas tendem a ficar acima da média histórica, embora haja possibilidade de passagens de massas de ar frio nos próximos meses, especialmente em regiões de maior altitude.
De acordo com a BRK, nos meses de verão, entre dezembro/24 e fevereiro/25, Limeira teve um volume acumulado de chuvas de 631mm, o que dá uma média de 210,3mm no período. “Somado aos últimos dias da estação que registrou 18mm de chuvas até 19 de março, o descritivo, os índices médios mensais foram 296mm em dezembro de 2024; 238mm em janeiro deste ano; 97mm em fevereiro também de 2025 e os 18mm, registrados até o último dia 19”, afirmou a concessionária.
CINCO VERÕES
A Tribuna questionou, também, à BRK, sobre o comparativo das chuvas de verão dos últimos cinco anos, entre os três meses do verão, entre o seu início e término, de dezembro a março. Os índices apresentados pela concessionária foram os seguintes: 2020/2021, 187mm; 2021/2022, 162mm; 2022/2023, 244mm; 2023/2024, 129mm e 2024/2025, 162mm. Mesmo assim, de acordo com a empresa de saneamento, o outono começa com os mananciais em condições normais para o abastecimento do município.
Segundo a BRK, o Rio Jaguari opera com vazão de 42,4 m3/s (metros cúbicos por segundo), acima do mínimo necessário, que é de 1 m3/s, enquanto o ribeirão do Pinhal está com 94% de sua capacidade, cujo mínimo para sua operação é de 60%. “Vale destacar que, apesar dos níveis dos mananciais estarem em condição de normalidade para o início dessa estação, isso ocorre devido a um bom volume de chuva registrado na cabeceira dos mananciais essa semana, contudo é importante destacar que isso foi um evento isolado, diferente do que ocorreu ao longo de todo o mês de março e, por isso, a importância do consumo responsável em qualquer período do ano”, lembrou a concessionária.
A concessionária reforça, ainda, que mantém seu compromisso em assegurar a qualidade e a regularidade do abastecimento de água em Limeira. E que constantemente os recursos hídricos e as condições climáticas determinam a adoção das medidas preventivas para garantir o atendimento às necessidades da população, mesmo em cenários de variações climáticas.
E, para reforçar a conscientização da população sobre a importância da economia de água, a BRK segue com a campanha “Jogando Junto pela Água”, uma iniciativa que conta com o site próprio, que é o www.jogandojuntopelaagua.com.br, onde são divulgadas atualizações semanais sobre as condições dos mananciais e os volumes de chuva registrados nas cidades atendidas. “No portal, também é possível encontrar dicas práticas para evitar o desperdício e melhorar a eficiência do consumo de água no dia a dia da população”, finalizou a BRK.