COL tem 2.778 mulheres em tratamento contra o câncer de mama
Por este motivo, os profissionais do COL e tantas outras pessoas engajadas, reforçam a importância de ações que conscientizem as mulheres sobre o autoexame e, ao suspeitar de quaisquer alterações, como nódulos, inchaços, alterações na textura ou secreções mamárias, um médico deve ser consultado com rapidez.
As consultas médicas de rotina são necessárias. Foi assim que o câncer de mama foi descoberto em muitos casos. O número de mulheres em tratamento é de janeiro a setembro de 2024. Comparado ao mesmo período do ano passado (2.738), houve um leve aumento de casos em tratamento.
Com relação aos novos casos diagnosticados, neste mesmo período, foram 203 em 2023 e 224 neste ano.
Na última sexta-feira (27/9), a abertura do Outubro Rosa na Santa Casa aconteceu no COL com a presença dos profissionais de saúde de diversos setores e também alguns pacientes. Neste dia, Dra. Ivânia Fávero, médica coordenadora do COL, disse que este momento é a parte mais importante da oncologia: “Tentar fazer a prevenção e o diagnóstico precoce porque, assim, conseguimos curar nossas pacientes. E essa é a nossa grande alegria. A gente sabe que não é só neste mês que a prevenção deve acontecer. É o ano todo. Mas precisamos plantar essa sementinha nas mulheres, de que precisam se cuidar e se amar”.
O COL é referência no SUS para Limeira e região. Conta com atendimento humanizado e equipamentos de ponta, como o acelerador linear para sessões de radioterapia. Em breve, um novo equipamento, produzido na Inglaterra, será entregue ao hospital. O novo acelerador, adquirido por emendas parlamentares encaminhadas pelo deputado federal Miguel Lombardi, possui modernidade que permite a redução de sessões com a mesma eficiência.