Cobertura vacinal contra a gripe continua em queda em Limeira

Cobertura vacinal contra a gripe continua em queda em Limeira

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada pelo governo federal e Limeira também seguiu a programação, estendendo a imunização para os grupos prioritários e demais pessoas, independentemente de idade, até 28 de junho, que é o último dia útil do mês. Mesmo assim, levando-se em conta o mesmo período do ano passado, a cobertura vacinal caiu no município. Se em 2023 a cobertura vacinal estava em 37%, neste ano, até o momento, a cobertura é de 29,5%. Muito longe, diga-se a meta do Ministério da Saúde, que é de 95%.
Segundo a Secretaria de Saúde de Limeira, em resposta aos questionamentos feitos pela Tribuna de Limeira, todos os grupos, principalmente os prioritários, estão muito aquém do desejado. O grupo “Idoso”, por exemplo, que tem uma população estimada de 52.574 pessoas, vacinou apenas 38% desse público, chegando a 20.025. “E foi o grupo com maior índice de imunização”, afirmou a pasta. Do público alvo total para a vacinação, 109.840 pessoas, apenas 32.130 foram vacinadas contra a gripe. Ou seja, a cada ano as pessoas estão abandonando uma das formas mais fáceis e totalmente gratuitas, de se prevenirem contra várias doenças, neste caso, a gripe. Veja quadro nesta página, que mostra os dados gerais da vacinação contra a gripe em Limeira.

OUTRAS VACINAS
A imunização contra a poliomielite, a chamada paralisia infantil, também vem caindo em todo o país e Limeira também segue esse triste exemplo. Até o momento, levando-se em conta o período de janeiro a maio deste ano, foram aplicadas 1.024 doses o imunizante, registrando uma cobertura de 52,0%. No mesmo período de 2023, ou seja, de janeiro a maio, foram 1.449 doses aplicadas, uma cobertura de 73%. Vale lembrar que ambos os números estão muito longe do preconizado pelo Ministério da Saúde, ou seja, 95% do público alvo.
A Secretaria da Saúde informou à Tribuna, que o município iniciou, no último dia 27 de maio, a campanha de vacinação contra a pólio nas unidades de saúde. “Não há casos registrados da doença em Limeira, assim como todo estado não possui casos confirmados”, lembrou a pasta. A poliomielite, que está erradicada no Brasil, devido à vacinação, de acordo com epidemiologistas, pode voltar a ocorrer caso os índices de imunização não sejam retomados.
Outra doença que tem prevenção pela vacina e também estava erradicada no país, voltou a registrar casos e, em Limeira, a última ocorrência foi em 2019. Isso devido também à queda no porcentual de imunização, que neste ano, de janeiro a maio, teve apenas 1.004 doses aplicadas, atingindo uma cobertura de 31,5%. No mesmo período, em 2023, esse número chegou a 1.620 pessoas imunizadas, com cobertura de 50,8%. Atualmente, de acordo com a Saúde, não há registros de casos no município. “A vacinação contra o sarampo continua nas ações de rotina do município”, afirmou a pasta.

COVID 19
Já a Covid 19, cuja pandemia assolou o país entre os anos de 2020 e 2022, também registrou altos índices de contaminação em Limeira neste período. Neste ano, até o momento, foram registrados 342 casos confirmados da doença provocada pelo coronavírus e, levando-se em consideração desde o primeiro caso registrado no município, até agora, ou seja, de 2020 a maio deste ano, foram 65.492 casos da doença. De acordo com a Secretaria da Saúde, desde a aplicação da primeira dose da vacina contra Covid-19, já foram 277.001 aplicadas. A segunda dose, ou seja o primeiro reforço, atingiu 246.147 pessoas imunizadas, sendo que 30.854 não voltaram para a primeira dose do reforço. Já a aplicação de doses adicionais da vacina chegou a 65.020 pessoas imunizadas e, até o momento, 443 doses do tipo monovalente foram aplicadas, após a retomada da vacinação no último dia 28 de maio.
“Atualmente, conforme a pasta, o município vem recebendo a vacina Monovalente XBB, do laboratório Moderna, para continuidade das ações de vacinação contra a Covid 19 e o público-alvo são as pessoas maiores de seis meses de idade”, finalizou a Secretaria da Saúde.

Saúde realiza Dia D neste sábado, 8,
com vacinação pela manhã e à tarde

A Secretaria da Saúde anunciou, durante a semana, em nota distribuída à imprensa, que neste sábado, 8, acontece o Dia D Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de atualização de caderneta de vacinação. De acordo com a pasta, a imunização ocorre das 8h às 17h. “Estamos aderindo ao Dia D de vacinação e ampliando os horários e locais para facilitar o acesso à imunização para toda a população”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde, Renata Martins.
Segundo a pasta, das 8h às 13h, a vacinação ocorre nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde): Cecap, Nossa Senhora das Dores 1, Graminha, Aeroporto, Planalto, Morro Azul, Vista Alegre, Nova Europa e Nova Limeira; e, das 12h às 17h, será nas UBSs Abílio Pedro, Hipólito 1, Campo Belo, Nova Suíça, Nossa Senhora das Dores 2 e Novo Horizonte. É necessário apresentar documento com foto e a caderneta de vacinação. (Redação)

Compartilhar esta postagem