Cartilha racial foi pauta de reunião entre Câmara e OAB Limeira
A presidente em exercício da Câmara Municipal de Limeira, vereadora Isabelly Carvalho (PT), recebeu nesta terça-feira, 9 de janeiro, a presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Limeira), Zaira Castro. O objetivo do encontro foi tratar sobre a cartilha racial, desenvolvida pela Câmara Municipal de Limeira em parceria com a OAB.
A publicação foi elaborada pela Escola Legislativa Paulo Freire, com o apoio da Comissão de Igualdade Racial e da Comissão OAB vai à Escola. A finalidade, segundo Zaira, é que a cartilha funcione como um manual, trazendo informações sobre o que é o racismo, como denunciar, entre outras questões relativas à temática.
A representante da OAB destacou que o material não ficará restrito ao mês da Consciência Negra, em novembro, mas que será trabalhado nas escolas ao longo de todo o ano. “O ambiente escolar foi escolhido porque é onde se dissemina muito racismo, onde o bullying é praticado não só pelos alunos, mas também pode vir de pais e até professores. Nossa proposta é trazer o letramento racial para as escolas, educando os jovens, que também poderão levar informação às famílias”, afirmou Zaira.
A cartilha já está em fase de finalização e será lançada em breve, conforme relatou a presidente da Comissão de Igualdade Racial, pontuando que a publicação é didática e poderá ser trabalhada em outros locais, como empresas e na própria Câmara Municipal.
Foto: Cristiane Scardelai / Informações: Câmara municipal de Limeira