CAPS 3: Anunciada nova unidade de atendimento

CAPS 3: Anunciada nova unidade de atendimento

Saúde anunciou, também, descentralização nos serviços de Saúde Mensal para seis UBSs no município

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

A Secretaria da Saúde informou que o município terá uma terceira unidade do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), voltada ao atendimento de pessoas com sofrimento psíquico ou transtornos mentais. O anúncio foi feito pelo prefeito Mario Botion (PSD), e o CAPS3 terá como diferencial um modelo que funciona 24 horas e atende todas as faixas etárias. “Dentro desse conceito, irá disponibilizar leitos de retaguarda clínica e acolhimento noturno visando a estabilização de pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive transtornos ocasionados pelo consumo de substâncias psicoativas”, afirmou a Saúde.
Para tanto, a Prefeitura de Limeira iniciou uma nova etapa do processo de descentralização dos serviços de Ambulatório de Saúde Mental, que culminará com a transferência de todas as consultas de psiquiatria, na Avenida Ana Carolina de Barros Levy, para seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde). De acordo com a pasta, “os atendimentos da farmácia, localizada no mesmo endereço, seguem para cinco UBSs”. A Tribuna de Limeira questionou a Secretaria de Saúde, que informou sobre o funcionamento do novo CAPS, justamente no prédio onde está, atualmente, a Saúde Mental.

Segundo a Saúde, na resposta à Tribuna, o imóvel será reformado para receber o serviço e, daí, a necessidade de transferir a Farmácia e a Saúde Mental para outros locais. A reportagem também questionou sobre o início da reforma, que ainda não tem data, “porém será em breve”. Já a descentralização da dispensação de medicamentos específicos à saúde mental, o atendimento começou nas cinco UBSs, sendo que três delas acompanham o novo fluxo das consultas psiquiátricas, as do Campo Belo, Nova Europa e Abílio Pedro. “Os outros dois pontos serão as UBSs dos jardins Nova Suíça e Vista Alegre”, complementou.

PSIQUIATRIA
Já as 1.200 consultas mensais de psiquiatria voltadas ao público adulto, que até o último dia 31 ocorriam no Ambulatório de Saúde Mental, estão divididas, desde a segunda-feira, 3, entre as UBSs do Jadim Morro Azul, Parque Hipólito 1, Jardim Campo Belo, Jardim Nova Europa e Parque Abílio Pedro. “E as 80 consultas mensais de crianças e adolescentes, até 14 anos, serão realocadas no CTI (Centro de Terapias Integradas), que fica ao lado do Edifício Prada, na Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, 105. “Não haverá troca de médicos para evitar a descontinuidade do tratamento”, ressaltou a pasta.
Ao falar sobre os novos serviços, Botion destacou que a descentralização da área de Saúde Mental vem ocorrendo gradualmente. Ele citou, como exemplo, a inauguração do próprio CTI, em 2021, que absorveu as consultas de psicologia e demais especialidades, até então oferecidas no Ambulatório de Saúde Mental. “Agora, essa nova etapa permitirá a execução de um amplo projeto de reforma e ampliação do imóvel, que receberá o  CAPS 3”, finalizou o prefeito. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3497-3853 (Ambulatório) ou 3442-5983 (Farmácia).

Foto: Antonio Claudio Bontorim
Legenda: Prédio da Saúde Mental será reformado e abrigará o CAPS 3; outros serviços foram transferidos

Nenhum serviço será prejudicado

A Tribuna questionou a Secretaria da Saúde sobre as datas, sendo informada que a reforma do prédio da Saúde Mental deve começar ainda neste mês, mas não há uma data exata. Outro questionamento foi sobre os atuais serviços. “Nenhum serviço será extinto, os atendimentos de psiquiatria adulto e a farmácia foram para UBSs e a psiquiatria infantil, para o CTI e não há data prevista para instalação do CAPS 3, a primeira etapa é a reforma do prédio do Ambulatório”, explicou a pasta.
Já a Divisão de Vigilância Epidemiológica, que funcionava no espaço da Avenida Ana Carolina, já foi transferida para a Avenida Frei João das Mercês, 50, no Parque Nossa Senhora das Dores. “A sala de vacinação será levada para outro local, ainda a ser definido”, finalizou a nota da Saúde. (Antonio Claudio Bontorim)

Compartilhar esta postagem