BRK registra aumento de 7% em produção de água tratada nos últimos 15 dias

BRK registra aumento de 7% em produção de água tratada nos últimos 15 dias

Volume foi registrado nos últimos 15 dias, para atender ao consumo, devido ao forte calor neste período

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

A forte calor que vem sendo registrado em todo o país nas últimas semanas, não poupou Limeira, que registrou temperaturas médias de até 38ºC nesse período. E com isso, o consumo de água tratada aumentou e a BRK Ambiental, concessionária que presta serviços no abastecimento e tratamento de esgoto no município, aumentou sua produção em 7%. O consumo médio diário por habitante, já é, em 2023, de 161,84 litros de água. Com o aumento, de acordo com a concessionária, que foi questionada pela Tribuna de Limeira, o aumento foi necessário para manter o consumo.
Segundo a BRK, isso significa que o limeirense consome 51,84 litros a mais de água do que os 110 litros por dia indicados pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o atendimento das necessidades diárias de consumo e higiene de uma pessoa, ou seja praticamente 50%¨a mais. O aumento de 7% no volume de produção de água foi registrado pela ETA (Estação de Tratamento de Água), situada no Parque Hipólito. Apesar desse aumento na produção, conforme explicou a concessionária à Tribuna, diferentemente de outras cidades da Região, como Campinas, Piracicaba, Santa Bárbara d’Oeste, não registra interrupção no fornecimento de água. “Apesar de tudo isso, o abastecimento de água tratada, em Limeira, continua regular”, acentuou a concessionária.

CAPTAÇÃO
Já a captação de água, que tem no Rio Jaguari sua principal fonte, de acordo com a BRK, hoje opera em condição normal com 5m3 (metros cúbicos) de vazão por segundo, enquanto o mínimo necessário é de 1m3. “E o Ribeirão Pinhal, que é a fonte secundária de captação, entrou em estado de atenção nas últimas semanas, encontrando-se com 70% de sua capacidade quando o mínimo para essa captação é de 60%, situação que vem sendo monitorada diariamente pelos nossos técnicos”, lembrou a empresa, que completou: “em relação à qualidade de água bruta dos mananciais, está dentro dos parâmetros de normalidade”.
Outro alerta que faz é a BRK, é que essa onda de calor que a região enfrenta, aliada à falta de chuva, pede atenção de todos para que evitem desperdícios e pratiquem o consumo consciente. A concessionária mantém desde 2021 uma página oficial da campanha Jogando junto pela Água, que pode ser acessada através do link jogandojuntopelaagua.com.br, com informações atualizadas sobre as condições dos mananciais de captação do município e com dicas de consumo consciente que podem ser colocadas em prática dentro de casa, por qualquer pessoa. “A campanha demonstra que pequenas ações individuais podem trazer resultados coletivos”, lembrou.

CONTINGÊNCIA
A concessionária afirma, de forma enfática, que monitora os níveis dos mananciais de forma ininterrupta e trabalha com ações preventivas para a segurança hídrica do município. “Além disso, historicamente, a incidência e volume de chuvas no verão é superior à primavera”, afirmou, criando uma expectativa positiva para os próximos meses. Além disso, a BRK cita, também, as diversas melhorias realizadas nos últimos anos para o aumento na reservação de água tratada. Entre elas estão o sistema de desinfecção de hipoclorito de sódio na ETA e na captação de água bruta, novas adutoras, substituições de redes antigas por novas, e a redução das perdas na distribuição que contribuem para uma disponibilização maior de água à população e regularidade no abastecimento nas diversas épocas do ano.

Compartilhar esta postagem