BEM-ESTAR ANIMAL

BEM-ESTAR ANIMAL

Atividades do Abril Laranja chegam a diversos públicos

A Prefeitura de Limeira promoveu a campanha Abril Laranja – mês de prevenção contra a crueldade a animais. A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura levou diversas atividades de conscientização e educação ambiental a diferentes públicos, atingindo quase duas mil pessoas.

No final de abril, 17 alunos surdos ou com deficiência auditiva da Ceief Rafael Affonso Leite participaram do projeto “Bem-estar Animal na Escola”, com um diferencial: o adestrador João Gonçalves e sua cachorra golden retriever Lessie fizeram uma apresentação. Lessie foi adestrada em Libras. As crianças puderam dar comandos e interagir com o animal.

Mariany Pereira, 11 anos, conta que gostou da atividade e que sua parte preferida foi a apresentação com a Lessie, já que ela descobriu que é possível que um cachorro aprenda comandos em Libras. Ela tem animais em casa e ajuda os pais com os cuidados, mas diz que aprendeu um pouco mais sobre a importância de estar atenta à alimentação e às necessidades de medicações e vacinas.

A turma foi acompanhada das professoras Ana Paula Castello e Marcela Totolo e da intérprete de Libras Graziela Souza Silva. Todas gostaram da ação e consideraram positiva para as crianças, que estão em fase de aquisição de língua. Ana Paula destaca que atividades como essa, fora do ambiente escolar contribuem para que os alunos tenham vivência prática da Libras, ajudando-os a conhecer e se relacionar com o mundo.

Outra iniciativa da campanha Abril Laranja foram as palestras “Maus-tratos a animais silvestres”, ministradas por biólogas do Zoológico Municipal. Receberam a capacitação coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino tanto do ensino fundamental quanto infantil. Foram abordadas as consequências do tráfico de animais silvestres, que pode levar à extinção tanto a espécie envolvida como toda a cadeia alimentar que a rodeia. Os presentes também receberam orientação sobre os procedimentos que devem ser adotados caso apareçam animais silvestres nas escolas.

EQUINOS

A população dos bairros Geada e Belinha Ometto recebeu orientação sobre maus-tratos a equinos. Ocorreu ação porta a porta e também blitz educativa. A iniciativa contou com apoio da GCM e da Secretaria de Mobilidade Urbana, bem como parceria da Secretaria de Saúde. Agentes da Divisão de Controle de Zoonoses conversaram com a população sobre a questão da febre maculosa. Além disso, equipe do Escritório de Defesa Agropecuária, do Governo do Estado, deu orientações sobre a raiva e cadastro de animais.

A vendedora Ana Paula Correia, 30, mora no Belinha Ometto e diz que os cavalos soltos representam perigo para os próprios animais e para motoristas e pedestres. “É uma questão de segurança; essa ação de conscientização é muito importante”, afirma. A manicure Luana da Silva, 26, conta que considera necessário conhecer a legislação para poder fazer denúncias. “Muitas pessoas têm cavalos mas não podem dar o que eles precisam”, relata.

(Texto: Camila Duarte – jornalista da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura)

Compartilhar esta postagem