Belém prepara a festa do clima e da gastança

Belém prepara a festa do clima e da gastança

EDITORIAL

O governo Lula convocou, nesta semana, um leilão de mais de 600 poços de petróleo o gás, uma “coincidência” segundo a ministra Marina Silva e apelidado por ambientalistas como “leilão do fim do mundo”. A “coincidência” é porque ocorrerá um dia depois da conclusão dos trabalhos da COP-28. “Nós trabalhamos muito para garantir um futuro melhor para nosso povo e nosso planeta. Devemos nos orgulhar de nossa conquista histórica”, disse Sultan al-Jaber, presidente da COP28, ao final dos trabalhos, ressaltando ainda que a conferência foi “inclusiva” e acolheu nomes de governos e do setor privado. Segundo a Folha de S. Paulo, Jaber, que também é CEO da petroleira estatal Adnoc, enfrentou ao menos duas crises durante a COP28 em razão de conteúdos vazados. A principal, por ter falado que não existem critérios científicos para a eliminação de combustíveis fósseis. Gafes à parte, o encontro de Dubai foi recordista de participantes – foram computadas 60 mil inscrições – e lobistas. Mais de 2.500 participantes representaram interesses de companhias petrolíferas, que ao menos conseguiram persuadir os participantes a não serem rigorosos no texto final, que foi mais brando. “Agora que o acordo foi fechado, ele exige a transição para longe dos combustíveis fósseis nos sistemas de energia, de maneira justa, ordenada e equitativa, com o objetivo de alcançar o zero líquido [neutralidade de carbono] até 2050, de acordo com a ciência”. Também foi acordado que, até 2030, será triplicada globalmente a capacidade de energia renovável e duplicada a eficiência energética. Como temporais nos finais de tarde durante o verão, esses resultados tímidos eram previsíveis, deixando os ambientalistas divididos em suas avaliações e, particularmente quanto aso Brasil, restou a expectativa de sediar a conferência em 2025. Com as boas-vindas da classe política, que já iniciou a gastança para revitalizarem Belém, capital paraense, como demonstram desde já as peças publicitárias no ar; o clima, ora, será apenas um detalhe.

Roberto Lucato

Ilustração: Freepik

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