Alunos do “Resolve Aí” sugerem projeto para coleta seletiva de lixo eletrônico
A Fábrica de Inovação e a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, concluíram nesta segunda-feira (23) mais uma edição do “Resolve Aí”. Alunos de quatro escolas técnicas de Limeira tiveram que apresentar soluções para problemáticas apontadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e o projeto vencedor consiste num programa que permite a coleta de lixo eletrônico. Além da pasta, o “Resolve Aí” teve a parceria da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp).
Esta edição envolveu alunos das escolas técnicas Cotil, Senac, Senai e Trajano Camargo e na primeira etapa, que ocorreu no dia 17, na FCA, eles foram expostos a 16 problemáticas identificadas pela Guarda Civil Municipal (GCM) e que foram apresentadas pelo GCM David e pela assistente social Paula Bortolan Bocaiuva.
Os estudantes foram separados em dez equipes e cada uma escolheu seu tema. Entre os assuntos havia crimes ambientais, pancadão, violência sexual, depredação, população em situação de rua, violências doméstica e escolar, suicídio, drogadição e crime de ódio.
Durante o dia inteiro, os 40 estudantes planejaram ações e soluções para os temas mencionados e contaram com mentoria de profissionais da área de comunicação, administração e dos próprios GCMs, bem como tiveram oficinas de Canva, com o professor Edmundo Inácio Junior (FCA), e de Pitch, com o vice-presidente da FDI, Leonardo Polli.
Ainda na noite durante a primeira etapa, cada equipe apresentou sua solução à banca avaliadora formada por Juliana Osti (diretora-geral da FDI e empresária), Cristiano Amorin (professor da Unicamp), Ângelo Antônio Gomes de Oliveira (subcomandante da GCM) e André Emílio Maezzi Hailer (comandante da GCM).
O resultado da avaliação feita pela banca julgadora foi divulgado na tarde desta segunda-feira aos estudantes, em cerimônia que ocorreu no Espaço Elo, local da Prefeitura de Limeira e onde fica a FDI.
O projeto que se destacou foi o nomeado “Verde Energia”, da equipe que ficou responsável em apresentar soluções para crimes ambientais. Os estudantes Júlia Abib de Paula (Trajano), Aryelle Vasconcelos Silva Almeida (Senac), Vitor Henrique Silva Nascimento (Cotil) e Isabely de Oliveira Caetano Severino (Trajano) apresentaram a ideia de um projeto para coleta seletiva de lixo eletrônico. “Nossa proposta envolve a distribuição de coletores em locais específicos da cidade e, nesses pontos, disponibilizar um painel com mapa que indica outros endereços para o descarte, bem como um QR-Code que direciona os usuários para um aplicativo, onde ele também poderá se informar sobre os pontos exatos de coleta de lixo eletrônico, evitando, assim, o descarte incorreto desses equipamentos, que podem ser reaproveitados”, resumiram os alunos.
Na segunda e terceira colocação, as propostas que se destacaram envolveram violência escolar, com o projeto “Escola em harmonia”, e prevenção ao suicídio, com a sugestão do programa “Ligados pela vida”.
As três primeiras equipes receberam certificados e terão visita na Câmara Municipal e na Guarda Civil Municipal. Os estudantes da primeira colocação também receberam medalhas e terão um encontro com o prefeito Mario Botion, onde poderão apresentar pessoalmente o projeto ao chefe do Poder Executivo.
A cerimônia de encerramento contou ainda com a participação do assessor especial da Secretaria Municipal de Segurança, Mateus Ragazzo Pastori Vantini, do GCM Tcheilon Rodrigo de Oliveira Pedro, da representante da Secretaria de Desenvolvimento Turismo e Inovação, Bruna Ferrari, e da vereadora Mariana Calsa, além de professores das escolas participantes.
Texto: SCL – Imagens: créditos diretamente nos nomes dos arquivos)