Procon de Limeira orienta para compras seguras na Black Friday
De acordo com o órgão de Defesa do Consumidor, é preciso alguns cuidados para evitar problemas e não cair em armadilhas
Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br
A Black Friday está chegando e a data máxima é a próxima sexta-feira, 29. Com o aumento das compras on-line durante as promoções, o Procon de Limeira orienta sobre os cuidados para evitar problemas e não cair em armadilhas. A coordenadora da unidade, Mara Isa Mattos Silveira, recomenda que o consumidor não compre por impulso, fuja do endividamento e compare os preços.
Segundo ela, antes de fechar a compra, o consumidor deve pesquisar a razão social, CNPJ, endereço e telefone da loja, fabricante ou importador. A coordenadora destaca que atualmente é possível verificar a reputação das empresas em diversos sites, como da Fundação Procon e do Reclame Aqui.
Para garantir a autenticidade do site, a orientação é acessar diretamente a página da loja, digitando o endereço na barra de navegação, sem clicar em atalhos oferecidos por outros sites ou plataformas. “Evite atalhos e digite você mesmo o endereço do site da loja”, alerta. As compras devem ser feitas sempre em dispositivos próprios, como computador ou celular, já que equipamentos compartilhados não oferecem segurança para inserir dados pessoais e senhas.
FRAUDES
Outra orientação importante é desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do valor de mercado, pois podem ser indícios de fraude. Já em relação ao pagamento, a coordenadora indica sites com plataformas de pagamento seguras. Para quem optar pelo cartão de crédito, a sugestão é usar um cartão virtual, que oferece maior proteção. Se a opção for pagar via boleto bancário, é fundamental verificar o nome do beneficiário e o CNPJ, pois sites confiáveis não emitem boletos em nome de pessoas físicas.
Além disso, Mara Isa aconselha que o consumidor registre todo o processo de compra, como forma de garantir a rastreabilidade. Fazer capturas de tela (prints) do site e das transações pode ser útil caso haja necessidade de contestar a compra posteriormente.
Caso o produto não atenda às expectativas, o consumidor tem o direito de arrependimento, podendo devolver o item em até sete dias e receber o valor pago de volta. Este direito é válido apenas para compras feitas fora do estabelecimento físico, como no caso das compras on-line. “Em lojas físicas, a devolução é uma cortesia, e é importante solicitar que o vendedor informe na nota fiscal o prazo e as condições para troca”, explicou a coordenadora.
O Procon de Limeira está localizado no NAC (Núcleo de Atendimento ao Cidadão), na Avenida Dr. Lauro Corrêa da Silva, 3.800, Jardim Adélia Cavicchia Grotta. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O telefone de contato é 3720-2510, que também funciona como WhatsApp, porém para essa função, é necessário acrescentar o DDD: (19) 3720-2510. O atendimento também pode ser feito de forma digital, pelo preenchimento do Formulário de Reclamação disponível no site www.limeira.sp.gov.br/procon. Basta clicar na aba “Abra a Sua Reclamação”.