Fora de Expediente

Fora de Expediente

Antonio Claudio Bontorim
Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br

Terça-feira, dia 22
De hoje até domingo teremos meia dúzia de dias contados nos dedos. E domingo, 27, acontece o 2º turno da eleição municipal, que vai escolher o próximo prefeito de Limeira. E de outros municípios, nos quais haverá um segundo pleito.

Limeirenses à urna
Os eleitores vão decidir, para os próximos quatro anos, o que querem para Limeira.

Neófitos na disputa
Entre dois candidatos jovens, e sem experiência no Poder Executivo. Um é vereador eleito com mais de cinco mil votos e, o outro, ex-deputado estadual – herdou o cargo por suplência – e filho de um ex-prefeito, que foi cassado por corrupção.

Quem são eles e …
… o que representam? Betinho Neves (MDB) foi da bancada situacionista na Câmara, até ser preterido para a disputa ao Executivo pelo prefeito Mario Botion (PSD). E, o outro, Murilo Félix (Podemos), filho da vereadora não reeleita Constância Félix (Agir) e do ex-prefeito Silvio Félix (União).

E aí fica a dúvida!
O Betinho governará com o grupo do ex-prefeito Botion, que levou sua vice, Erika Tank (PL) à disputa, mas foi derrotado? E Murilo? Terá seu pai, Silvio Félix, como “eminência oculta” de sua administração?

Respostas em 2025
Infelizmente são duas perguntas que serão respondidas somente a partir de janeiro de 2025, quando o novo prefeito tomará posse. O vitorioso poderá dar uma prévia após a divulgação dos resultados, na tarde-noite de domingo, 27, na sua primeira fala.

Discursos de véspera
O que se sabe é que, por enquanto, na propaganda eleitoral, um tenta se desvencilhar de denúncias de ligação com facções criminosas e, o outro, de prometer que vai restaurar a sua honra e de sua família, “manchadas” pela cassação do pai e por prisões.

O tom é de vingança
Murilo Félix, só para lembrar, quando fala em “limpar a honra”, o faz em tom grave e que mais se assemelha a uma vingança, do que mostrar que a família foi injustiçada.

Pesquisas eleitorais
Há, registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) 11 pesquisas sobre a disputa à Prefeitura de Limeira. Nenhuma, entretanto, está como os resultados disponíveis para consulta. E a maioria delas é contratada e paga pelo próprio instituto de pesquisa. O que leva a crer que são pesquisas internas dos próprios candidatos.

Nome de cada um
Foram três pesquisas do Instituto Agili, contratado pelo jornal TodoDia de Americana, à qual a Tribuna de Limeira teve acesso a uma delas para o primeiro turno; três do Instituto Veritá; duas do Instituto Olhar Público; duas da Vox Brasil e uma do Instituto Nova SP.

Quem as contratou
A pesquisa do Instituto Veritá, que tem como contratante o próprio instituto, é que está sendo utilizada para divulgação da candidatura Murilo Félix, que tem aparecido nas postagens das redes sociais, inclusive do próprio candidato. O Nova SP foi contratada por Cauê Pixitelli (site Notícia de Limeira), para o 1º turno.

Mais dois institutos
E os institutos Vox Brasil e Olhar Público foram os próprios contratantes das suas pesquisas. Ainda não há resultados disponíveis no site do TSE. Os valores das pesquisas variaram de R$ 8 mil a R$ 32 mil.

Confiáveis ou não?
Se são confiáveis ou não é outra história. Pelo menos a do Instituto Agili, contratado pelo TodoDia, que cedeu os direitos de publicação à Tribuna, acertou a ordem dos vencedores no primeiro turno.

O Prada vai para…
Agora é esperar pelo domingo, 27. E logo após as 17h, ficar de olho na apuração e conhecer que será o prefeito de Limeira para o quadriênio 2025/2028. Até lá não dá para cravar um resultado. Qualquer que seja ele. Como se diz, de urna eleitoral e cabeça de juiz, ninguém sabe o que pode sair.

Compartilhar esta postagem