Leão sonha para rugir

Leão sonha para rugir

NA GRANDE ÁREA

FAZIA tempo que não percebia tanto “frisson” dos torcedores em Limeira, ou seja, pela procura por ingressos. E fez bem a Internacional em comercializá-los a R$ 10, no “pacote família”. Na tarde deste sábado, 24, quem sabe entre quatro à cinco mil pessoas podem estar empurrando o Leão que receberá o Maringá no chamado “jogo de ida”. Tomara o número seja superior.

DENTRO DE campo, porém, será um duelo tenso, porque a equipe paranaense fez uma excelente campanha e tecnicamente está ligeiramente superior comparada ao Leão. Os dois times já se enfrentaram nesta competição, com uma vitória do Maringá e um empate, mas agora, como dizem, está tudo zerado.

DOIS JOGOS que decidem o acesso à série C, por isso a importância. Claro que “fazer o dever de casa”, como dizem os antigos, será essencial, mão não será tudo. Muitas vezes buscar o resultado sem paciência e organização dá efeito contrário, e tudo o que a Veterana não pode deixar acontecer é contabilizar uma inesperada derrota.

DORIVAL Júnior divulgou a esperada convocação da seleção brasileira; novamente preocupado em ficar bem na fita com os torcedores, ele chamou seis atletas que atuam no Brasil. As duas grandes surpresas, se é que podemos tratá-las assim, foram as convocações de Luiz Henrique, que faz boa temporada no Botafogo, e Estevão, mais uma revelação do Palmeiras.

ACHEI prematuro convocá-lo, contrariando muitas opiniões que li e ouvi. O jovem palmeirense, ainda que tenha sido chamado para ambientar-se na seleção, poderia trabalhar melhor sua ansiedade e aguardar um pouco mais. Quanto a convocação geral em si, jogador por jogador, dá para formar um timaço. Do meio para frente.

ACHO Danilo fraco, e Arana um atleta que alterna demais boas e más exibições. Militão é outro que não sei se chegará na próxima Copa e quanto à Marquinhos, idem. As presenças de André, do Fluminense, e Gerson, do Flamengo, me animam. A questão é saber se Rodrygo e Vini Júnior podem repetir aquilo que fazem no Real. Até agora não mostram o talento que possuem na Canarinho.

ESCALARIA com Pedro como titular, para forçar a movimentação desses dois. Agora, honestamente, vamos ver como se sairá Lucas Paquetá. Torço por ele, apesar das suspeitas que ainda o envolvem, e mais ainda para que encontre uma faixa do campo para se sentir à vontade. Ou ele marca e ataca, ou só defende. A conferir.

BRASIL enfrentará o Equador no Couto Pereira, na véspera do feriadão da Independência, estádio que me traz agradáveis recordações. Depois vai até Assunção para duelar contra o Paraguai. Vale lembrar que a amarelinha está na sexta colocação das Eliminatórias, exatamente um ponto atrás do Equador e um à frente do Paraguai.

QUANDO Felipão ainda estava descreditado no Verdão, antes da conquista da Libertadores em 1999, ele reclamava muito da “turma do amendoim”, torcedores que ficavam “cornetando” após um resultado ruim. O tempo passou, vieram outros treinadores e agora, com Abel Ferreira, os títulos chegaram aos “borbotões”.

CLARO que as conquistas se deram pela contribuição de outros fatores, a começar da condução técnica – e não política ou “futebolística” – de Leila Pereira, que além de tudo esbanjou elegância ao cumprimentar o Botafogo – que, lembremos, é uma instituição como o Palmeiras, independente de quem a dirige.

E ASSIM como ela, mesmo diante da tristeza de uma eliminação, a torcida alviverde fez bonito ao reconhecer o empenho dos atletas até o último minuto. Claro que este estoque de títulos contribui, mas os aplausos foram merecidos. A questão será saber, à partir de agora, se Abel conseguirá reconstruir sua equipe mesmo diante de jogadores que não estão rendendo mais como o esperado. Competência para isso, ele possui.

TIMÃO começa a sequência de três confrontos contra o Fortaleza neste domingo, jogando no Ceará. O primeiro duelo vale pelo Brasileirão e os dois restantes decidem quem avança na Sul-americana, infelizmente com claro favoritismo do adversário. Há cinco anos o Corinthians é um time em construção, parece obra de igreja.

PARA QUEM ainda curte, neste domingo acontece o GP da Holanda, no Circuito de Zandvoort. Serão 72 voltas e a largada acontece às 10h, com transmissão a partir de 9h pela TV Bandeirantes. Bom final de semana, amigos!

Roberto Lucato

Foto/Crédito: @am7fotos

 

Compartilhar esta postagem