População ‘cobra’ por antigo relógio da Estação Ferroviária
Elemento que ficava na plataforma de embarque, defronte da linha férrea, há muito tempo não é visto
Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br
A Tribuna de Limeira recebeu, recentemente, a solicitação de um leitor que gostaria de saber a localização e o estado de conservação do antigo relógio na parede externa da Estação Ferroviária de Limeira, que marcava as horas e por muito tempo “testemunhou” as chegadas e partidas de passageiros, que se utilizavam dos trens. O transporte de passageiros, em Limeira, foi desativado no início dos anos 2000 e, posteriormente, o relógio foi retirado e muita gente ainda tem curiosidade de saber o que foi feito dele.
Agora, com o imóvel da Estação Ferroviária restaurado, muitos gostariam de vê-lo de volta às suas origens. Outros consideram patrimônio público do município e deveria estar em exposição no Museu Major José Levy Sobrinho, ou em exposição em algum outro lugar da cidade. Até a Praça Toledo Barros foi sugerida, mas com certeza não seria o melhor destino. Pelas redes sociais, grupos de memórias do município e que publicam fotos antigas também estão imbuídos de saber onde se encontra o “famoso e valioso relógio da estação ferroviária”.
Na terça-feira, 2, o Grupo Público, Limeira, Passado e Presente, publicou uma foto do relógio, ainda nos tempos áureos do transporte ferroviário de passageiros, sem indicação de crédito da foto (se alguém tiver alguma informação sobre quem fez aquela foto, pode entrar em contato com a Tribuna), mas que chamou a atenção de muitos participantes, que se movimentaram com inúmeros comentários. Muitos bastante produtivos e outros, nem tanto, que “cobravam vergonha na cara daqueles que deveriam proteger o patrimônio público” e outros afirmando que “devia estar na casa de algum colecionador de antiguidades ou político”.
ONDE ESTÁ?
Durante essa primeira semana de 2024, a Tribuna procurou a Secretaria de Cultura de Limeira, responsável pelo Museu Major José Levy Sobrinho e por sua Reserva Técnica, para saber sobre o antigo relógio. De acordo com a diretora do Museu, Adriana Pessatte Azzolino, o único relógio que pertencia à Estação Ferroviária de Limeira ficava afixado na parede da plataforma, assim como todos os relógios das antigas estações da Cia Paulista. “O da estação de Limeira se encontra devidamente acondicionado em Reserva Técnica do Museu Major José Levy Sobrinho, para fins de preservação”, explicou Adriana.
Questionada sobre o estado de conservação, a diretora do Museu afirmou que, como vários outros objetos em acervo, porém suas informações estão sendo revisadas pela equipe técnica para fins de atualização e digitalização dos dados do acervo, mas necessita de restauro por especialistas para ser exposto ao publico. Ela disse, também, que tecnicamente não se recomenda sua instalação no antigo local, ou seja, na plataforma da Estão Ferroviária de Limeira, a fim de preservar sua integridade, pois ele está salvaguardado pelo Museu Major José Levy Sobrinho. “O relógio se encontra devidamente embalado, esperando sua vez de ir para a restauro e está na lista juntamente com outros objetos que precisam do procedimento”, finalizou Adriana.
Não há registros de quando o relógio foi retirado da plataforma da estação.