Frente Limeira Bons Frutos será lançada dia 31 de agosto

Frente Limeira Bons Frutos será lançada dia 31 de agosto

Discussão dos rumos da política local está na pauta de movimento que reúne partidos, sindicatos e entidades locais

Antonio Claudio Bontorim
LIMEIRA
claudio.bontorim@tribunadelimeira.com.br

Limeira dá, a partir do dia 31 de agosto, os primeiros passos para o avanço político em direção a 2024, ano em que haverá eleições municipais. A concepção do projeto teve início em maio e só agora foi divulgado, após várias reuniões, encontros e debates, a partir do novo governo federal, do PT, e do governo eleito para comandar o Estado de SP. Dirigentes sindicais e representantes de partidos políticos limeirenses perceberam que a participação foi aumentando, evoluindo para a criação de uma frente, “um modelo de coletivo mais estruturado e organizado”, de acordo com seus criadores. Depois de algumas reuniões, o nome foi escolhido: “Limeira Bons Frutos”.
Ao todo, seis partidos compõem a Frente (PT, PV, PCdoB, PSOL, REDE e PSB), iniciativa que conta com dirigentes de vários sindicatos, representantes de associações de bairros e de movimentos sociais e estudantes. “Para que tenhamos bons frutos, precisamos de boas sementes, de cuidar, de regar, de acompanhar e, por isso, demos esse nome à ela”, disse Wilson Cerqueira, presidente do PT e um dos organizadores do movimento. Outro idealizador da Frente, Artur Bueno Júnior, presidente da USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira), por sua vez, afirma que como sindicalistas, nós nunca perdemos a esperança no diálogo. “Afinal, é assim que as negociações acontecem, estamos acostumados com essa dinâmica e, por isso, criamos essa frente”, completou.
“Muitos podem ver como mais uma frente política, mas nós estamos vendo como uma iniciativa continuada de promoção de ideias, de união de esforços, de abertura para o diferente, para a inclusão, para a construção de uma comunidade mais justa, igualitária e feliz”, disse o líder sindical.

PROPÓSITOS
A Tribuna de Limeira procurou um dos idealizadores da Frente, Wilson Cerqueira, para falar sobre os objetivos da organização. De acordo com ele, 2024 é uma das etapas e objetivo da Frente Limeira Bons Frutos, porém o objetivo maior é ultrapassar está etapa e construir a partir da unidade de vários seguimentos que compõe a Frente uma proposta programática que venha de encontro com as demandas da população. “Neste sentido queremos ouvir os movimentos, os bairros para que possamos ter uma proposta construída a partir da realidade da cidade”.
Cerqueira também foi questionado pela Tribuna, sobre as eleições municipais do ano que vem. O líder partidário explicou que existe um fato novo para as eleições municipais de 2024, que são as Federações partidárias onde os partidos apresentarão uma chapa comum, levando em conta a proporcionalidade e a representatividade que cada um tem. “Para o Executivo o nome será debatido nessa Frente Limeira Novos Frutos”, explicou. Ele falou, também, que hoje são seis partidos dialogando nesta Frente, mas abertos a ouvir outros e também movimentos populares. “Nesse Frente temos as lideranças partidárias, lideranças sindicais e dos movimentos sociais, juventude, movimentos eclesiais e outros”. lembrou.
Sobre a possível vinda de uma autoridade federal ao lançamento da Frente Limeira Bons Frutos, Wilson Cerqueira falou que há, sim, alguma ideia nessa questão. “Estamos empenhados a trazer um ministro ou ministra, deputados e deputadas e dirigentes dos partidos para o lançamento da Frente”, concluiu.

Compartilhar esta postagem