Estudante da “Mauro Vieira” vence concurso do Samuzinho
O pai de Rafaella, Christian Clayton Baldessin, de 46 anos, que trabalha como instrutor de autoescola, falou sobre a dedicação da filha aos estudos. “Minha filha é muito aplicada na escola, sempre vai bem nas provas”, comentou. “Em casa, prezamos pelos estudos, temos tempo para ajudá-la a fazer a lição de casa”, completou. A professora de Arte de Rafaella, Carla Regina Bianchesi Ferreira, foi ao teatro para acompanhar o resultado da premiação. Ela relatou que o Samuzinho esteve na Mauro Sérgio Vieira ministrando uma palestra, o que deu subsídios à elaboração dos desenhos. “Estou muito feliz, Rafaella é uma aluna exemplar e organizada”, disse.
O evento recebeu a presença da vice-prefeita, Erika Tank, dos secretários de Saúde (Vitor Santos), Educação (André De Francesco), Cultura (José Farid Zaine) e Comunicação Social (Sérgio Moreira), da vereadora Mariana Calsa, da enfermeira e coordenadora do Samu, Thamara Maciel Garcia Ribeiro, além dos cinco alunos finalistas, acompanhados de familiares e de representantes das escolas.
Erika Tank, representando o prefeito Mario Botion, falou sobre a importância do trabalho prestado pelo Samu. A vice-prefeita lembrou que, graças à equipe de socorristas do serviço, Limeira foi a primeira cidade do país a implantar a Lei Lucas, que prevê a capacitação de toda a Rede de Educação em primeiros socorros. A Lei Lucas foi apresentada à Câmara no período em que Erika Tank atuava como vereadora. “Parabéns às crianças participantes desse concurso, que deram rosto aos nossos heróis do Samu”, frisou.
Criado em 2017, o Samuzinho visa divulgar o trabalho do Samu, reduzir o número de trotes ao serviço e transmitir noções de primeiros socorros aos alunos das escolas municipais. O programa foi suspenso durante a pandemia e retomado no mês passado, com palestras nas escolas da rede. Para marcar essa retomada e estreitar os laços com os estudantes, houve o lançamento do concurso.
A iniciativa recebeu a participação de estudantes do 5º ano. Uma comissão julgadora definiu os cinco melhores desenhos, colocados à votação pela internet. Todos os finalistas ganharam bicicletas da Secretaria de Educação e irão ilustrar o material de divulgação do Samuzinho. Além disso, o mascote elaborado por Rafaella será adesivado na viatura dos instrutores do programa. De acordo com balanço do Samu, 1.592 pessoas votaram no concurso. Rafaella liderou a eleição, com 536 votos (33,7%). Em segundo lugar, despontou Gabrielly Vitória Vicente, da Emeief Prof. Nestor Martins Lino, com 312 votos (19,6%). Maysa Alice dos Santos Lima, da Emeief Profª Maria Apparecida de Luca Moore, ocupou a terceira posição, com 298 votos (18,4%), enquanto Lara Lucato Lima, da Emeief Prof. Creso Assumpção Coimbra, alcançou a quarta posição, com 277 votos (17,4%). “Trote é crime, enquanto você faz uma brincadeira, uma pessoa pode estar morrendo”, comentou Lara. Em quinto, ficou Otávio dos Santos Silva, também da Emeief Prof. Creso Assumpção Coimbra, com 169 votos (10,6%). “Eu fiz um desenho para as pessoas não passarem trote, porque isso é bem sério”, comentou Otávio, ao lado de sua bicicleta nova.
Também prestigiaram a cerimônia, integrantes da equipe do Samu, a enfermeira e supervisora de Pronto Atendimento, Fernanda Cantão Silva, e a diretora de Urgência e Emergência, Maria Fernanda Olívio Dionizio. (Texto: Cibele Gianechini – Jornalista/Fotos: Adilson Silveira)