Teatro passará por reformas
O Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva passará por reformas a partir da próxima segunda-feira (19). O objetivo é garantir melhorias na principal casa de espetáculos de Limeira, o que resultará em benefício para a população. A previsão é de que os serviços sejam concluídos até o início de outubro.
Para executar as obras, a Prefeitura de Limeira fará um investimento no valor de R$ 1.028,670,72. Os recursos são dos cofres municipais. A R. Maluf Engenharia & Construção será a empreiteira responsável pelos serviços “A reforma proporcionará ganhos significativos ao público que comparece no teatro e também para os protagonistas dos espetáculos”, afirma o prefeito Mario Botion.
Como forma de evitar impactos maiores com as agendas de eventos e espetáculos no teatro, a Secretaria de Cultura adotou algumas providências. “Vamos reduzir naquilo que pudermos os efeitos provocados pelas reformas que serão executadas”, afirma a diretora de Cultura, Janaína Firakovski Luz.
Janaína explicou que um planejamento foi realizado pela secretaria, conforme orientação do secretário da pasta, José Farid Zaine. Uma das medidas foi reagendar os projetos culturais do município para o período de reformas – levando-os para outros locais.
ALTERAÇÕES
Dessa forma, segundo relata a diretora, atrações como o Voz Maior, o Voz de Estudante e o próprio Canta Limeira serão transferidos para outros espaços. Conforme já anunciado, o Canta Limeira será realizado excepcionalmente no Parque Cidade
Segundo Janaína, poucas produções sofrerão alterações. Porém, a diretora faz ressalvas. “Apesar do nosso esforço, infelizmente, ainda assim, algumas produções terão que ser canceladas. Sabemos do inconveniente, mas contamos com a compreensão dos produtores culturais, pois o objetivo é fazer com que o teatro apresente significativas melhorias”, explica.
Janaína afirmou ainda que, na etapa inicial da obra, alguns espetáculos poderão ser realizados sem qualquer prejuízo. Em princípio, serão mantidas apresentações agendadas até o dia 16 de julho. O fechamento será necessário a partir de agosto e setembro.
Construído em 1940, o prédio que abriga o teatro passou por revitalização em 1996, quando deixou de ser o Cine Vitória para se tornar novamente um teatro e, posteriormente, em 2012, a fim de gerar melhor acessibilidade no espaço.
(Texto: Carlos Chinellato / Fotos: Tribuna de Limeira)