Limeira tem, agora, curso de Medicina
Redação
LIMEIRA
redacao@tribunadelimeira.com.br
Os estudantes limeirenses e da região, que já podem cursar o ensino superior terão, a partir de agosto, uma nova e importante opção para dar início a uma nova carreira profissional. E das mais importantes também. É que já estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina, do Grupo São Leopoldo Mandic, que finalmente foi autorizado pelo MEC (Ministério da Educação). O anúncio foi feito em coletiva, nas dependências da Instituição (antigo Isca Faculdades), na terça-feira, 23, na qual participou o prefeito Mario Botion (PSD). A apresentação foi do presidente do São Leopoldo Mandic, José Luiz Cintra Junqueira. O curso conta com 55 vagas, as aulas devem iniciar em agosto deste ano.
Segundo o prefeito, desde 2017, o município tem dado todo o suporte necessário para efetivar a instalação do curso de Medicina em Limeira. “Nossa cidade é privilegiada, com a oferta de cursos de graduação em diversas áreas e, agora, a Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic fará a diferença e permitirá que a saúde do nosso município avance ainda mais”, afirmou Botion. E o presidente da instituição, observou que o apoio da atual administração foi fundamental para concretizar a implantação da faculdade no município. “Foram 10 anos de preparação e um investimento de R$ 16 milhões, até o momento, para instalarmos o curso aqui na cidade e, nesse período”, afirmou Junqueira, lembrando que o novo curso formará médicos de qualidade, com o diferencial de humanizar o ensino.
O processo de credenciamento da São Leopoldo Mandic teve várias etapas. Em 2022, o MEC reconheceu a instituição como vencedora da chamada pública para oferecer o curso em Limeira. Depois, em dezembro, dois médicos do Ministério da Educação realizaram uma avaliação das estruturas da instituição, como o projeto pedagógico, o corpo docente e a infraestrutura das instalações, o que culminou com a autorização nesta semana. Já o diretor-geral de graduação em Medicina, Guilherme Succi, citou que o projeto pedagógico da faculdade é moderno, com um corpo docente formado por médicos e educadores da área da saúde.
O VESTIBULAR
Inicialmente, o curso terá 55 vagas – as inscrições para o vestibular já estão abertas pelo site da instituição, slmandiclimeira.com.br. A prova, on-line, ocorrerá em 30 de junho e as aulas devem ter início em agosto. Além do vestibular, seis vagas serão disponibilizadas para bolsa integral, em um processo seletivo diferente – os interessados devem ter renda familiar per capita de até 1,5 salários-mínimos e não podem ter graduação prévia. “E os estudantes de Limeira e Iracemápolis receberão um bônus de 10% na nota do vestibular, benefício que foi solicitado pelo prefeito Mario Botion”, afirmou Succi. Além disso, ele anunciou que 10% do faturamento bruto da São Leopoldo Mandic serão doados para pagamento de bolsas de residência criadas pela faculdade para formação de especialistas e investimento na rede SUS onde houver atividade de ensino.